AMAZONASSAÚDE

Amazonas registra neste domingo mais 818 casos do novo coronavírus, com cinco mortes

De acordo com a FVS-AM, o número de pacientes que venceram a Covid-19 passa de 80%. E, nas últimas duas semanas, houve uma redução de 50% nas internações por conta da doença

O Amazonas registrou 818 novos casos, neste domingo (31/05), totalizando 41.378 casos confirmados do novo coronavírus no estado, segundo boletim epidemiológico divulgado pela Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM). A maioria dos casos, 23.085 foram registrados no interior (55,79%), na capital, são 18.293. Envira e Ipixuna são os únicos municípios do Amazonas sem casos confirmados de Covid-19.

Foram confirmados por exame laboratorial mais cinco óbitos pela doença, todos ocorridos nas últimas 24 horas, elevando para 2.052 o total de mortes. Na capital, de acordo com dados da Prefeitura de Manaus deste sábado (30/05), foram registrados 38 sepultamentos, sete óbitos domiciliares e uma cremação.

A capital registrou até este domingo, 1.366 mortes em decorrência da Covid-19. No interior, já são 686 mortes. Outros 331 óbitos estão em investigação epidemiológica e 185 foram descartados para o novo coronavírus.

Segundo o boletim 5.698 pessoas com diagnóstico de Covid-19 estão em isolamento social ou domiciliar. Outras 33.140 pessoas já passaram pelo período de quarentena (14 dias) e se recuperaram da doença.

Entre os casos confirmados de Covid-19 no Amazonas, há 488 pacientes internados, sendo 302 em leitos clínicos (42 na rede privada e 260 na rede pública) e 186 em UTI (63 na rede privada e 123 na rede pública).

Há ainda outros 406 pacientes internados considerados suspeitos e que aguardam a confirmação do diagnóstico. Desses, 284 estão em leitos clínicos (64 na rede privada e 220 na rede pública) e 122 estão em UTI (24 na rede privada e 98 na rede pública).

De acordo com números consolidados pela Secretaria de Estado de Saúde (Susam) neste sábado (30/05), a taxa de ocupação de leitos de UTI Covid era de 71%, e a taxa de UTI não-Covid era de 69%. Em relação aos leitos clínicos Covid, a taxa de ocupação estava em 46% neste sábado; já os leitos não-Covid registravam 56% de ocupação.

Nova metodologia

A partir desta edição, o boletim passou a apresentar dados detalhados de hospitalização, óbitos, casos confirmados e a evolução diária da doença no Amazonas, especificando os índices da capital e do interior por data.

De acordo com a diretora presidente da FVS-AM, Rosemary Costa Pinto, a partir dos dados sociodemográficos é possível traçar a dinâmica da pandemia no Amazonas com mais precisão. “Quando divulgamos os números absolutos, sem os detalhamentos, a impressão que dá, ao olhar os dados acumulados, é que continuamos com uma subida constante. Nós agora temos gráficos adicionais: além da curva de casos e de óbitos acumulados, teremos também as hospitalizações por Covid no estado, em Manaus e no interior. A partir deles conseguimos perceber claramente a redução”, explica.

A titular da FVS-AM assinala que houve, nas últimas duas semanas, uma redução de 50% no número de hospitalizações. “Trabalhamos também dados sociodemográficos, em que nós avaliamos o isolamento social, a população maior de 60 anos, que são os mais suscetíveis de agravar, a proporção de indígenas e a distância para a capital”, complementa.

A metodologia utilizada pela FVS-AM foi desenvolvida a partir de uma proposta do Ministério da Saúde (MS), posteriormente validada por pesquisadores do Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e pelo Departamento de Epidemiologia da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Em parceria com a Secretaria de Vigilância em Saúde, a Fundação adaptou um modelo do Ministério da Saúde para uma matriz de risco para monitorar os casos em Manaus e nos 61 municípios do interior.

“A nossa matriz de risco se baseia em dados brutos, mas também em taxas que levam em conta o risco da população. Nós queremos ver a velocidade de progressão dos casos analisando os casos graves, as variações de casos de Covid-19 positivos, a variação de óbitos por Síndrome Respiratória Aguda Grave e a variação de óbitos por Covid”, explica Rosemary.

Mais informações podem ser encontradas nos sites www.coronavirus.amazonas.am.gov.br e www.saude.am.gov.br/painel/corona.

Pular para o conteúdo