CIDADANIADESTAQUE

Mesmo com autorização, Arquidiocese de Manaus decide manter missas suspensas

Decreto governamental permite que igrejas voltem a funcionar a partir da próxima segunda-feira (1), mas Arquidiocese de Manaus mantém atividades presenciais suspensas

Mesmo após o anúncio do plano de reabertura parcial do comércio e igrejas divulgado na noite desta quarta-feira (27), pelo governador Wilson Lima, a Arquidiocese de Manaus decidiu manter até o dia 23 de junho a suspensão das celebrações eucarísticas, devido ao risco de contaminação pelo novo coronavírus.

O plano prevê a abertura na próxima segunda-feira (1), de cultos e missas que passarão a contar com restrição de 30% na aglomeração, tempo limite de 1h para as celebrações e intervalo de, no mínimo, 5h entre um evento e outro.

De acordo com a Arquidiocese, a suspensão das atividades presenciais contribuiu com isolamento social e ajudou a diminuir a propagação da Covid-19. “Demos uma grande contribuição suspendendo a celebração dos sacramentos com a nossa participação presencial. Com este cuidado a igreja contribuiu para a diminuição do índice de propagação do vírus. Apesar da saudade das nossas celebrações presenciais em nossas comunidades, continuaremos contribuindo para diminuir a difusão da Covid-19”, afirmou por meio de nota a Arquidiocese de Manaus.

O comércio também volta às atividades parcialmente a partir da próxima segunda, lojas de artigos esportivos, casa, vestuário, móveis, além do atendimento presencial de clínicas médico e odontológico. Bem como, joalherias, petshops, lojas de variedades, agência de turismo, concessionárias e revendas de veículos em geral, floriculturas e bancas de revista em logradouros públicos.

Salões de beleza, academias de ginástica passam a funcionar a partir de 29 de junho. Já as salas de cinema só devem reabrir a partir de 06 de julho, com capacidade máxima de 50%. Casas de show e eventos só a partir de agosto, em data a ser definida.

A data de retomada das aulas das redes municipal, estadual e federal, ainda será definida, bem como as regras para o retorno seguro.

Pular para o conteúdo