SAÚDE

Doutor Thomas divulga boletim de idosos em tratamento da Covid-19

Uma unidade semi-intensiva foi montada nas dependências da fundação para tratamento da doença

A Fundação Doutor Thomas (FDT) divulgou na tarde desta quarta-feira (13), o quadro clínico dos internos que testaram positivo para Covid-19. O total de 28 pacientes está sendo atendido pela equipe do núcleo de saúde da própria instituição. Uma unidade semi-intensiva para tratamento da doença, causada pelo novo coronavírus, foi montada nas dependências da fundação pelo grupo Samel, o mesmo responsável pela administração do hospital municipal de campanha Gilberto Novaes, na zona Norte.

A equipe de saúde da FDT está monitorando três idosos na enfermaria semi-intensiva, destinada a pacientes com sintomas graves. Nas outras duas enfermarias de isolamento, sendo uma para pacientes com sintomas moderados, 14 idosos estão abrigados, enquanto na de pacientes com sintomas leves ou assintomáticos que testaram positivo, 11 idosos se encontram nela. Cinco óbitos foram registrados na instituição, causados pela Covid-19. As vítimas eram idosos e já possuíam comorbidades.

Alta médica

Três idosos, um do sexo masculino, com 70 anos, e duas do sexo feminino com 82 e 86 anos, receberam alta na terça-feira, 12, estão curados, sem sintomas e imunizados, mas ainda assim continuam isolados em seus pavilhões, sem acesso às áreas comuns, monitorados pelos técnicos de enfermagem e recebendo visitas médicas duas vezes ao dia. 

“Todo o tratamento do paciente foi realizado segundo o protocolo de atendimento da instituição, que é baseado nas recomendações do Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde, e o protocolo terapêutico, que é baseado nas instituições de referência médica como o Hospital das Clínicas de São Paulo”, ressaltou a responsável técnica da equipe de saúde da FDT, a médica Simone Henriques. 

Interação

A equipe de serviço social permanece todos os dias em contato com familiares, via telefone, tranquilizando sobre a situação dos idosos que estão na instituição. Além do suporte, os profissionais de serviço social e psicologia deram início às visitas virtuais para idoso e familiar, que ajudam na questão emocional e, consequentemente, no tratamento da doença.

Os idosos que testaram negativo permanecem em isolamento, e estão recebendo atividades físicas e psicológicas nos pavilhões, seguindo todas as recomendações dos órgãos fiscalizadores.

Pular para o conteúdo