CIDADANIADESTAQUE

Comercio do centro é isolado com gradis para fazer cumprir decreto de restrição do governo

Polícia Militar colocou gradis nas entradas da área conhecida como “bate-palma”, no quarteirão entre as ruas Marechal Deodoro, Teodoreto Souto e Guilherme Moreira.

A Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) realizou nova etapa da Operação “Fique em Casa”, na manhã deste sábado (09/05), na região comercial do Centro de Manaus. Desde o início da semana, houve mudança na tática de trabalho, e a Polícia Militar colocou gradis nas entradas da área conhecida como “bate-palma”, no quarteirão que engloba ruas como Marechal Deodoro, Teodoreto Souto e Guilherme Moreira.

Fotos: Divulgação/SSP-AM

Equipes de policiais militares têm controlado o acesso a essas regiões, permitido apenas para moradores e para serviços essenciais, como drogarias e agências bancárias, por exemplo. A operação é para o cumprimento do decreto assinado pelo governador Wilson Lima com o objetivo de prevenir a proliferação do novo coronavírus no estado.

De acordo com o secretário de Segurança Pública, coronel Louismar Bonates, a nova modalidade de controle é exitosa e conseguiu reduzir o fluxo de pessoas no Centro. Cerca de 200 policiais militares estão mobilizados para as atividades de policiamento e fiscalização.

Na manhã de hoje, Bonates percorreu o Centro, conversou com pedestres e pediu que usassem máscara de proteção. Havia muitas pessoas sem o acessório recomendado para proteção individual. “Estamos passando por essa pandemia e todas essas medidas visam resguardar nossa saúde, nossa vida. Só conseguiremos retomar um nível de normalidade se todo mundo se conscientizar do seu papel, de que é preciso se proteger para não ser um vetor de transmissão da doença”, ponderou.

Bonates disse que as fiscalizações estão sendo intensificadas em todas as zonas comerciais de Manaus para evitar aglomerações, inclusive nos estabelecimentos que comercializam produtos essenciais e estão abertos.

“Tivemos que fazer isolamento físico porque as pessoas não estão colaborando. Há uma aglomeração grande, e vamos intensificar a fiscalização. Enquanto durar o decreto, esse trabalho continuará. Estávamos colocando fita aqui no Centro, mas além de ser cara, as pessoas não obedeciam. Agora colocamos os gradis, com a presença dos policiais. Nosso trabalho é de prevenção e orientação da sociedade”, afirmou o secretário.

Da redação
Fotos: Divulgação/SSP

Pular para o conteúdo