SAÚDE

Mais de 6 mil pessoas já se recuperaram do novo coronavírus no AM

Em 24h foram registrados mais de 3 mil casos de pessoas que passaram pelo período de quarentena e se recuperaram da doença

O Amazonas registrou 6.159 pessoas que já passaram pelo período de quarentena (14 dias) e se recuperaram da doença do novo coronavírus até esta quinta-feira (07/05). O número representa 61%, dos 10.099 casos da doença confirmados no Amazonas de acordo com boletim epidemiológico divulgado pela Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM).

Segundo o boletim até a quarta-feira (6), o número de pessoas recuperadas era de 2.286. Foram confirmados 3.873 casos de recuperados nas últimas 24 horas. O boletim ainda, aponta, que 2.699 pessoas com diagnóstico de Covid-19 ainda estão em isolamento social ou domiciliar, no estado. Outros 435 estão internados com confirmação da doença, sendo 274 em leitos clínicos (141 na rede privada e 294 na rede pública) e 161 em UTI (73 na rede privada e 88 na rede pública).

Até a quarta-feira (06/05), a FVS-AM considerava o número de casos recuperados da doença a contar do dia do diagnóstico laboratorial do paciente, que não coincidia com o dia da infecção por Covid-19. Agora, os casos recuperados são considerados desde o primeiro dia de sintoma da doença, sendo então pessoas que já cumpriram o isolamento de 14 dias e estão fora do período de transmissão.

“Uma pessoa que procura um diagnóstico geralmente está no segundo, terceiro ou até mais do que isso, pode ser até o oitavo dia do início dos sintomas. Quando ela procura o diagnóstico, pode levar ainda 48 horas para sair o resultado do exame. Então, ao invés de considerarmos o dia em que saiu o resultado do teste positivo para Covid-19, como nós estávamos considerando até os relatórios anteriores, agora estamos levando em consideração a data do início dos sintomas”, explica o assessor da Sala de Situação da FVS, Daniel Barros.

As autoridades de saúde reforçam que os pacientes recuperados de Covid-19 devem manter os cuidados de higiene ao voltar para casa após alta médica. 

Pular para o conteúdo