DESTAQUEMEIO AMBIENTE

Bolsonaro diz que políticas ambientalistas ‘prejudicaram o crescimento’ do Brasil

O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta quarta-feira (27), durante uma feira de sustentabilidade em Manaus (AM), que o estado do Amazonas é “tomado” em sua maior parte por reservas indígenas e áreas de proteção, uma política ambiental que, em parte, prejudicou o crescimento do Brasil.

Bolsonaro discursou na abertura da 1º Feira de Sustentabilidade do Polo Industrial de Manaus (veja no vídeo abaixo). Na fala, o presidente voltou a criticar o que considera “indústria da demarcação” de terras indígenas e aproveitou para elogiar a Zona Franca de Manaus, criada em 1967, durante a ditadura militar.

“Nós temos no estado Amazonas, hoje, a maior parte tomado por reservas indígenas, áreas de proteção ambiental, estações ecológicas, parques nacionais, entre outras políticas ambientalistas que, em parte, prejudicaram o crescimento do nosso Brasil. E a Zona Franca de Manaus veio exatamente para mostrar que o Brasil é nosso, para integrá-lo ao resto do nosso país”, disse Bolsonaro.”

Reservas indígenas

O presidente voltou a destacar as riquezas minerais e de biodiversidade da região amazônica e a apontar a “cobiça” internacional em relação à floresta.

Ele também declarou que grande parte dos indígenas é condenada a viver como “homens pré-históricos”, o que precisa mudar.

Bolsonaro argumentou que os índios desejam produzir, plantar e garimpas em suas áreas, a fim de colherem os “benefícios e as maravilhas da ciência e da economia”. Segundo o presidente, o governo tem uma política voltada para essa finalidade.

“Quantos entre vocês aqui são descendentes de índios? Por que reservar o espaço dentro de uma terra onde você não possa fazer nada sobre ela? Eu quero, e o que depender de mim e do nosso parlamento. Nós queremos o índio fazendo dentro da sua terra exatamente o que o fazendeiro faz do lado, na sua terra. Possa, inclusive, garimpar”, declarou.

Não é a primeira vez que o presidente Jair Bolsonaro critica reservas indígenas do país. No fim do ano passado, depois de eleito, e antes de assumir oficialmente a Presidência da República, Bolsonaro declarou que manter índios em reservas demarcadas é tratá-los como animais em zoológicos.

Fonte: G1

Pular para o conteúdo