Notícias Corporativas

Mercado atual demanda estrategistas digitais

O domínio da atuação no espaço digital já é uma necessidade para empresas que objetivam modelos de negócio compatíveis às urgências do consumidor atual, tendo isso sido confirmado ao longo dos últimos anos, nas fases mais críticas da pandemia de Covid-19, com aumentos que se referem desde a priorização das compras online para itens essenciais, até um panorama geral no qual as vendas do e-commerce superaram as das lojas físicas. Estrategistas que atuam na transformação digital das empresas são participantes da solidificação desses novos comportamentos nos pontos de venda virtuais.

Em consonância a esse cenário, a pesquisa “Maturidade do Marketing Digital e Vendas no Brasil”, produto de uma iniciativa que reuniu Resultados Digitais, Mundo do Marketing, Rock Content e Vendas B2B, contando também com mais de 1.300 participantes, confirmou que a estratégia de crescimento mais escolhida pelas empresas, em 94% dos casos apurados, é a do Marketing Digital, com menos de 6% das empresas entrevistadas preferindo alternativas que envolvam outros métodos, como ações de publicidade tradicional e eventos, por exemplo.

Os dados levantados pelo estudo revelam uma alta demanda atual por profissionais capazes de desempenhar um papel relevante, no ambiente digital, nas formas de abordagem comercial das empresas. Portanto, as corporações recorrem a especialistas que possam executar o planejamento e a criação de estratégias que guiam o usuário em sua jornada de compra online, até que ele se transforme em um cliente. 

O profissional em questão se trata de um Estrategista Digital que, como o próprio nome sugere, é o responsável por criar as estratégias de marketing e vendas de um negócio digital (e-commerce, escola ead, plataformas SaaS) ou de startups, e até mesmo de negócios físicos que queiram vender na internet, de acordo com Paulo Bonfá, estrategista digital e founder da Adschool Brasil.

Bonfá enfatiza que vender na internet exige conhecimentos e estratégias específicas. O estrategista explica que tal qual ocorre no comércio tradicional, com pontos de venda físicos, na internet também é necessário que os vendedores se instalem em pontos movimentados que são construídos, principalmente, através dos anúncios online – o chamado Tráfego. “E mais do que isso, você precisa criar sua ‘vitrine chamativa’, geralmente uma página de vendas com um layout encantador e uma comunicação que venda. Chamamos isso de Copywriting”, ele completa.

No entanto, outros desafios também precisam ser driblados, como, por exemplo, o receio que muitos consumidores têm com compras na internet. Patrícia Carmo, CMO e Co-Founder da Adschool Brasil, pontua que “em uma loja física, o cliente tem uma confiança instantânea na empresa, haja vista que ela está vendo seu estoque, ela sabe onde ir caso precise fazer uma reclamação ou trocar um produto”.

Em contrapartida, na internet, Patrícia acredita que, talvez, o principal desafio da marca não seja vender em si, mas criar autoridade e gerar confiança para o cliente, o que é chamado de Awareness. “Com certeza esse é o primeiro passo da jornada de compras online do cliente, e o primeiro passo que o Estrategista deve prestar atenção, já que uma vez que o cliente não te conhece, ele terá alguns medos”, finaliza a profissional.

Mais informações disponíveis em https://ads.school/biblioteca-do-estrategista-digital/

Pular para o conteúdo