DESTAQUEINFRAESTRUTURA

Governo do Amazonas decreta emergência em municípios afetados pelo desabamento de pontes na BR 319

Cerca de 100 mil pessoas, em Careiro da Várzea, Careiro Castanho e Manaquiri, risco o desabastecimento de remédios, alimentos e combustíveis, de acordo com o governo estadual

O governador do Amazonas, Wilson Lima (UB), decretou esta segunda-feira (10/10), situação de emergência nos municípios de Careiro da Várzea, Careiro Castanho e Manaquiri, que começam a enfrentar problema de desabastecimento, em função da queda de duas pontes na rodovia BR-319.

As duas pontes desabaram em um intervalo de menos de duas semanas. Elas integram a rodovia federal, que é a única conexão por terra de parte do estado com outras regiões do país.

De acordo com o governador, há desabastecimento de alimentos, remédio, combustíveis e também há risco das cidades ficarem sem energia elétrica. Cerca de 100 mil pessoas tiveram suas vidas impactadas pelos desabamentos.

“Temos ali a questão do escoamento da produção, desabastecimento de alimento, de remédio, de combustíveis. É importante a questão do combustível, porque esse combustível é que faz funcionar as térmicas. Então, há um risco de que em algum momento isso aconteça, e a gente espera que isso não aconteça, de que alguns desses municípios possam ficar sem energia elétrica”, afirmou Wilson Lima.

Depois da queda da primeira ponte, em 28 de setembro, o governo estadual afirmou que uma ponte metálica substituiria a antiga estrutura. As obras começariam no último fim de semana, mas não foram feitas. De acordo com o governador, está prevista uma reunião em Brasília, nesta segunda-feira, com a participação dele e do ministro da Infraestrutura, Marcelo Sampaio, para a cobrança de medidas.

Pular para o conteúdo