COLUNASOsíris M. Araújo da Silva

AMOCI E INPA DISCUTEM PROCESSO INOVATIVO NA AMAZÔNIA

Osiris M. Araújo da Silva (*)

A parceria Arranjo de Núcleos de Inovação Tecnológica da Amazônia Ocidental (Amoci) e o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) promoveu, na semana passada, a 4ª Conferência Internacional sobre Processos Inovativos na Amazônia. O evento, em sua sétima edição, sendo a 4ª internacional, contou mais uma vez com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Amazonas (Fapeam). 

Em novo formato desde 2021, a edição 2022 foi realizada inteiramente online, e teve como propósito fundamental potencializar maior interação pública e reforçar o compromisso de disseminar entre os atores de inovação regional e nacional, a cultura e prática da propriedade intelectual, transferência de tecnologia e empreendedorismo visando o estímulo à inovação na região norte.

O evento contou com a participação de palestrantes internacionais e representantes de instituições renomadas, reforçando o compromisso de disseminar entre os atores de inovação regional e nacional, a cultura e as novas práticas da Propriedade Intelectual, da Transferência de Tecnologia e do Empreendedorismo visando o estímulo à Inovação na região norte. O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Paulo Alvin, que abriu a conferência, abordou questões relativas ao período pós-pandemia e os caminhos que a inovação deverá seguir daqui em diante. A programação da 4ª Amoci priorizou palestras sobre patentes na prática.

Na pauta, mesa-redonda a respeito de ações de aproximação da pesquisa com o mercado e bate-papo sobre spin-offs (processo que identifica o nascimento e/ou surgimento de instituições a partir de outras pré-existentes), discutindo os desafios subjacentes ao processo de transferência de tecnologia com a participação dos professores Álvaro Ossa – PUC Chile, Joel Passos – Diretor Executivo Nanonib Nanotecnologia em Nióbio, e mediação do pesquisador Jorge Porto, Coordenador de Pesquisas e Inovação do Inpa. A também pesquisadora do Inpa, Noelly Falcão, apresentou palestra sobre o Open House Incubadora Inpa.

De acordo com Noelly Falcão, importantes ações estão sendo realizadas ao longo dos últimos anos pela incubadora de empresas do Inpa. Entre os trabalhos em desenvolvimento destacam-se as ações de governança com outras instituições do ecossistema de inovação local onde a mais recente é o Trilhas de Desenvolvimento: um programa de aceleração idealizado pela Incubadora Inpa em parceria com outras incubadoras da cidade de Manaus. 

Com duração de dois meses, o programa busca a troca de conhecimentos, experiências, boas práticas e aprendizados. idealizado e realizado pela Incubadora de Empresas do Inpa com a participação de outras incubadoras integrantes do Programa Pró-Incubadoras da Fapeam, Edital 2019: a Incubadora da Universidade do Estado do Amazonas (Uea) e o Centro de Incubação e Desenvolvimento Empresarial (Cide), aplicado em

parceria com a empresa Innovation.

Recentemente, graças às ações de investimento por meio de editais promovidos pela Fapeam, a Incubadora realizou um redesign de alguns dos seus espaços com o objetivo de atrair o público de empreendedores interessados em desenvolver novos projetos e tecnologias como empresas incubadas (sala de reunião, coworking, sala de descompressão e áreas comuns como hall e cozinha). Após reformulações no seu regimento interno vem sendo promovidos editais de fluxo contínuo para empresas que desejam se incubar na instituição.

A ideia, salienta Falcão, “é trazer cada vez mais novos empreendedores em diferentes modalidades com o objetivo principal de desenvolver tecnologias que estejam em consonância com os focos de atuação do Inpa”.

Além disso, a incubadora juntamente com a Coordenação de Extensão Tecnológica e Inovação do Inpa e o Arranjo Amoci, promovem diversos cursos, oficinas e workshops de qualificação e capacitação para empreendedores além de participar de feiras e eventos para promover divulgação e networking dentro do ecossistema de inovação.

*Osíris M. Araújo Silva é economista, consultor empresarial e escritor. Membro do Inst. Geográfico e Hist. do Amazonas, do GEEA do INPA e do Corecon-AM

Pular para o conteúdo