DESTAQUE

Portal Valor Amazônico recebe selo “É fato! Jornalismo Profissional com Credibilidade”

Criado por jornalistas empreendedores do Amazonas, o selo tem por objetivo conscientizar a sociedade para prestigiar o jornalismo profissional, que prima pela técnica, ética e a verdade dos fatos

Idealizado e dirigido pela jornalista Dora Tupinambá, o Portal Valor Amazônico aderiu, formalmente, nesta terça-feira (29/03), à campanha “É fato! Jornalismo Profissional com Credibilidade”, lançada em dezembro de 2021 por jornalistas empreendedores do Amazonas com objetivo de conscientizar a sociedade sobre a importância de prestigiar o jornalismo profissional, exercido com ética, técnica e profissionalismo, mantendo sempre em primeiro plano as boas regras de informação, com checagem, pluralidade e verdade.

A partir da adesão o portal de notícias Valor Amazônico passa a exibir na sua primeira página o selo “É fato”, que identifica a prática do jornalismo profissional, ao lado do nome e do registro profissional da jornalista responsável pelo seu conteúdo.  

“O portal de notícias é um veículo de comunicação, ou seja, uma empresa que tem como principal produto a notícia, o conteúdo jornalístico e, para que o produto que essa empresa entrega ao seu consumidor tenha qualidade, item imprescindível em qualquer tipo de negócio, é preciso que esse produto seja elaborado com técnica, ética e profissionalismo, ou seja, por jornalistas profissionais”, explica Dora Tupinambá.

A editora-chefe do Valor Amazônico, destaca ainda que, diante do cenário local, onde cresce número de pessoas mal-intencionadas, que se utilizam da bandeira do jornalismo para vender opinião, propagar mentiras (fake-news) e desinformação para induzir o consumidor ao erro, é preciso que as empresas sérias tenham um diferencial, fácil de ser identificado. E o selo “É fato” tem esse importante papel.

Para a editora-executiva do Portal Dia a Dia Notícia, que também aderiu à campanha nesta terça-feira, jornalista Audrey Bezerra, a adesão do selo é de extrema importância para que a sociedade saiba que o portal preza pela informação com credibilidade e um jornalismo sério.

“O Dia a Dia Notícia é adepto desta campanha, pois em seus quase dois anos de fundação sempre priorizou a boa prática jornalística, visando o profissionalismo, a ética e informações de qualidade. Nossa missão é produzir e distribuir diariamente conteúdos de qualidade. Temos compromisso com nossos leitores, sempre produzindo conteúdo com responsabilidade, checando fontes e jamais propagando notícias falsas”, afirma.

De acordo com o jornalista e dono do Portal Único, Cláudio Barboza, que foi um dos idealizadores do projeto “É fato! Jornalismo Profissional com Credibilidade”, a motivação do grupo formado por jornalistas é demonstrar o tipo de comprometimento e a forma que a notícia é trabalhada.

“A preocupação do grupo que usa o Selo é entregar sempre um conteúdo com qualidade e responsável”, enfatiza Cláudio Barboza

Além do Valor Amazônico, Portal Dia a Dia Notícia e o Convergente, que aderiram oficialmente a campanha nesta terça-feira, já aderiram, anteriormente, os portais de notícias Manaus 360º, Blog do Mario Adolfo, Blog, do Hiel Levi, Portal Único, Amazonas Atual, Fato Amazônico, Revista Cenarium, Portal Pontual, Portal O Poder, Amazonas1, Portal da Marcela Rosa, Portal do Marcos Santos, Portal RealTime1, BNC Amazonas, Portal Flagrante e o Convergente.

A adesão à campanha se dá por meio de pedido formal, que é avaliado de forma coletiva, por todos os portais que já fazem parte da campanha, seguindo unicamente os critérios do jornalismo profissional.

Pular para o conteúdo