MEIO AMBIENTE

Moradores do bairro de Petrópolis, em Manaus, recebem doação de mudas para arborizar quintais e calçadas

Ação faz parte do programa municipal de arborização “Manaus Verde”, que tem por objetivo ajudar na recomposição da cobertura vegetal da cidade. No dia 23 de fevereiro será a vez da Vila Felicidade, também na zona Sul

Os moradores do bairro de Petropolis, na zona Sul da capital amazonense, foram os alvos da 49ª ação itinerante do programa municipal de arborização “Manaus Verde”. Em uma estrutura montada na rua Campos Jordão, nas proximidades do residencial Paulo VI, os agentes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) distribuíram 900 mudas de plantas cultivadas no viveiro municipal, administrado pela secretaria.

Idealizado pelo prefeito David Almeida, o programa é considerado de grande importância, para a recomposição da cobertura vegetal da cidade, segundo o titular da Semmas, Antonio Stroski.

“Estamos em um período propício para o plantio por conta da chuva, por isso temos que aproveitar para levar essas mudas para mais pessoas, com objetivo de nos ajudar na arborização de Manaus”, explica o secretário.

A moradora do bairro Petrópolis, Itaciara Melo, 44 anos, parabeniza a iniciativa ambiental da prefeitura. “É muito bom ver o poder público incentivando a cultura de ter e plantar essas mudas em casa. Além de importante para o nosso futuro, isso demonstra a responsabilidade que devemos ter com o planeta”, afirma.

Também moradora do bairro, Célia da Silva, 45 anos, destaca que a ação da prefeitura ajuda a cidade tanto no quesito de arborização quanto na preservação do sauim-de-coleira (Saguinus bicolo).

“Muita campanha a gente só vê na televisão. Com essa, estamos vendo na prática a maneira correta de arborizar a nossa cidade e a cuidar desse primata que há anos vem lutando para não ser extinto”, garante.

Durante a ação de doação de mudas, uma equipe da Divisão de Educação Ambiental da Semmas distribui materiais informativos com todas as características do sauim, o que ele come, hábitos, entre outras informações, no sentido de sensibilizar ainda mais as pessoas a cuidar desse primata, que corre o risco de extinção e está no Livro Vermelho da Fauna Brasileira Ameaçada de Extinção, do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

A próxima ação de doação de mudas já tem data e local. No dia 23 de fevereiro será a vez da Vila Felicidade, na avenida Ministro Mário Andreazza (BR-319), próximo a Feira do Ceasa.

Pular para o conteúdo