CULTURADESTAQUEMANAUS

Prefeitura participa da 4ª edição da Feira Internacional de Gastronomia Amazônica

O evento oferece, além de mostras culinárias do mundo, incluindo, as típicas do Amazonas, palestras, aulas de gastronomia e uma feira de negócios

A edição 4 da Feira Internacional de Gastronomia Amazônica (Figa), realizada pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel-AM), conta com o apoio da prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult) e encerra às 21h deste sábado, (23/10). O evento presencial reúne chefs, jornalistas e profissionais da gastronomia das cinco regiões do Brasil e representantes internacionais.

O evento oferece, além de mostras culinárias do mundo, incluindo, as típicas do Amazonas, palestras, aulas de gastronomia e uma feira de negócios, no Centro de Convenções Vasco Vasques, localizado na avenida Constantino Nery, 5.001, bairro Flores, zona Centro-Sul. 

O evento obedece aos protocolos sanitários de segurança contra a covid-19 indicados no município e a entrada é gratuita com credenciamento pelo link: https://figa2021.com.br/

Conforme a diretora de turismo da Manauscult, Oreni Braga, a Figa tem o intuito de promover o turismo gastronômico e a integração entre os participantes com a culinária do Amazonas e da Amazônia, fortalecendo o turismo em Manaus. 

“Esse evento é muito importante para a divulgação não só de Manaus, às pessoas que moram aqui e visitantes, mas também é um momento especial para que os turistas possam conhecer um pouco do que a Prefeitura de Manaus está fazendo, por meio dessas secretarias. A diretoria de turismo da Manauscult está no local divulgando ainda mais as atrações da nossa cidade”, disse. 

A prefeitura de Manaus possui um estande de 18 metros quadrados, com a participação da Manauscult, que faz a distribuição de informativos sobre os espaços culturais e turísticos da cidade, além de biojoias e degustação de pratos regionais. Já a Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), realiza a entrega de cartilhas sobre a Lei Maria da Penha, e a Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp) está expondo artesanatos com produtos reciclados. 

A Figa é voltada aos empresários dos diversos segmentos de venda e prestação de serviços do mercado de restaurantes; chefs de cozinhas; estudantes de gastronomia, nutrição, administração e cursos afins; empreendedores interessados no ramo de alimentação; produtores rurais (agricultura e pescado); amantes da gastronomia e público em geral, atraídos pela feira gastronômica. 

O espaço é dividido em três ambientes: o Salão do Comer, o Salão do Saber e a feira de negócios que possui 83 estandes, com produtos e equipamentos para o setor de alimentação fora do lar e uma praça com os restaurantes da “Rota dos Chefs”, empreendimentos regionais e ainda conta com a novidade deste ano, ou seja, a inclusão de 12 municípios amazonenses como Boa Vista do Ramos, Novo Airão, Iranduba, Maués, Santa Isabel do Rio Negro, Manacapuru, Tefé, Parintins, Benjamin Constant, Tabatinga, Manaus e Humaitá expondo suas manifestações culturais, folclóricas, gastronômicas, de agronegócio e artesanato.

Chefs convidados

A Amazônia este ano tem um grande destaque no evento com a presença dos chefs Deocleciano Brito (AC); Solange Sussuarana (AP); Leonardo Modesto (PA), que participou do Mestre do Sabor; Edvaldo Caribé (PA), que lançou o livro “O Barbecue Brasileiro – Do Moquém ao Pit Smoker”; Diogo Sabião (RO), mais um participante do Mestre do Sabor.

Há também a participação dos chefs internacionais Pedro Schiaffino, do Peru, que em 2019 recebeu o prêmio de ícone American Express dos melhores restaurantes da América Latina, e é proprietário dos restaurantes Malabar e Amáz, em Lima; e Eduardo Martinez da Colômbia, sócio-fundador e chefe executivo do restaurante Mini-Mal “Cozinha Contemporânea surpreendentemente colombiano”, localizado em Bogotá.

A programação conta ainda com o chef Isaías Soares (PR), que irá falar sobre pizza; Júlio Romário (PR), sobre coquetelaria; a chef Maria do Céu (AM), sobre tendências da alimentação; a chef Clarinda Ramos e João Paulo Barreto, do primeiro restaurante indígena do Amazonas, Biatüwi, que irão falar sobre a alimentação indígena e os “Deuses”.

Como palestrantes marcam presença na Figa, o chef Wanderson Medeiros (AL), um dos mais requisitados banqueteiros do Brasil; Carolina Oda (SP), especialista na área de bebidas para bares e restaurantes; e o chef Gil Guimarães (DF), que vai falar sobre a Vera Pizza Napoletana; e de Roraima, estará Wilson de Sousa, do Açaí Gostoso. Com a apresentação de cases de sucesso, estão o empresário Franco Andrade, do restaurante Franco’s Pizza, e Gustavo Picanço, do grupo Gusta Mais. Finalizando a rodada de palestras, haverá o workshop sobre segurança alimentar com o especialista Gabriel Oliveira e a barista Letizia Barros, que falará sobre cafés especiais.

Conheça a programação completa da Figa no site: figa2021.com.br

Fotos: Divulgação / Manauscult         

Pular para o conteúdo