DESTAQUEEDUCAÇÃO

Wilson Lima inaugura a maior e mais moderna escola do Cetam, a primeira da zona norte de Manaus

Nova escola, que vai atender 9 mil alunos por ano, é parte do pacote de entregas do governador para celebrar o aniversário de Manaus

O governador Wilson Lima inaugurou, nesta quarta-feira (20/10), a maior e mais moderna escola do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), a primeira unidade de educação profissional pública da zona norte de Manaus, área mais populosa da capital. A nova escola tem capacidade para atender 9 mil alunos por ano, sendo 2.250 a cada trimestre, com a oferta de cursos gratuitos.

A inauguração da nova unidade faz parte de um pacote de entregas do governador Wilson Lima para celebrar os 352 anos de Manaus que será comemorado no próximo domingo (24/10).

“Esse é um momento muito importante, é um momento muito feliz para a zona norte, é um momento muito feliz também para mim enquanto cidadão. Quantas vezes eu não passei por aqui e vi essa obra inacabada, quantas vezes eu passei por aqui e vi só as paredes, quantas reclamações eu ouvi, pedidos de moradores e de alunos que queriam uma oportunidade de se qualificar e hoje, junto com a minha equipe, nós temos a oportunidade de realizar esse sonho”, disse Wilson Lima.

Com investimentos de R$ 10.423.543,35, a nova unidade do Cetam tem 3.555,12 m² de área construída, com seis salas de aula, 16 laboratórios, biblioteca, auditório para mais de 100 pessoas e estacionamento coberto. Localizada no conjunto Galileia, bairro Nova Cidade, a escola iniciará as aulas na próxima segunda-feira (25/10) com mais de 2 mil alunos em 43 cursos, na modalidade presencial, em diversas áreas.

A implantação do Cetam Galileia segue a política definida pelo governador Wilson Lima para ampliação e diversificação da educação profissional no Amazonas, com o objetivo de melhorar a qualificação dos trabalhadores para o mercado de trabalho e também incentivar o empreendedorismo.

Desde 2019, a atual gestão já ofertou 272.978 vagas em cursos de qualificação profissional, cursos técnicos e especializações técnicas por meio do Cetam, na capital e interior. Ao todo, foram 411 cursos em diferentes áreas, nas modalidades presencial, remota e a distância.

“Essa iniciativa do Cetam, do Governo do Estado com o Cetam foi ótima para gente. Eu trabalho com decoração de Natal, trabalho decorando residências, decoro empresas, ensino o que sei para as minhas alunas. Aqui é uma oportunidade única para gente trabalhar num ambiente lindo desses, confortável com toda essa estrutura. Vai ser muito bom dar aula aqui”, disse a instrutora de arranjos natalinos, Rosilene Santos.

“A nova escola do Cetam aqui na zona norte traz um impacto é enorme! É a maior escola de educação profissional do Amazonas, que vai ajudar que o Governo do Estado cumpra a meta de ampliar o atendimento, pois serão cerca de 2.250 alunos a cada trimestre, elevando o atendimento em 9 mil alunos por ano”, destacou o diretor-presidente do Cetam, José Augusto de Melo Neto.

Estiveram presentes na inauguração os deputados estaduais Dr. Gomes e Terezinha Ruiz, além dos vereadores de Manaus Elan Alencar, Rosinaldo Bual e Professor Fransuá.

Diferencial 

Modernidade e inovação fazem parte da concepção da nova escola. Cada espaço foi projetado inspirado no conteúdo pedagógico que será ofertado, com o uso de grafismos que transmitem sensação de tranquilidade aos alunos e instrutores. 

O Cetam Galileia apresenta novidades aos seus alunos desde a entrada. Logo no hall foi instalado um Espaço Kids, para atender os pais que precisarem fazer uso da biblioteca, cujo ambiente foi projetado para tornar a experiência da leitura ainda mais agradável.

Estrutura 

O Cetam Galileia conta com 16 laboratórios divididos em esmalteria, podologia, culinária, embelezamento, estética, informática, massoterapia, produção cultural e produção de vestuário.

Já no próximo dia 25 de outubro, os mais de 2 mil primeiros alunos da nova unidade vão participar das aulas em cursos diversos, com destaque para Informática Básica e Avançada; Artes com pintura em tecido; Confecção de enfeites natalinos; Iniciação a corte e costura; Libras; Marketing digital nas mídias sociais; Depilação; Agente de portaria e Atendente de farmácia.

Trilha sonora pedagógica 

Além das inovações conceituais, os espaços do Cetam Galileia também contam com músicas temáticas. Ao todo, foram feitas cinco composições, uma para cada espaço pedagógico: artesanato, cozinha, corte e costura, informática e estética. As composições são do músico Eberth Lucas Vasconcelos de Santana.

Design inovador 

A identidade visual dos espaços do Cetam Galileia foi idealizada pela designer Duda Prestes, que se inspirou nos aspectos visuais brasileiros e amazônicos, principalmente a fauna e flora da região. A criação mistura minimalismo e modernismo, com uma grande característica do abstrato que abrange também os dois movimentos.

Foto: Diego Peres/Secom

Pular para o conteúdo