SETOR PRIMÁRIO

Com apoio do Governo, comunidade de Rio Preto da Eva realiza torneio de pesca

Torneio Comunitário de Pesca Esportiva da Comunidade São Francisco do Caramuri teve sua terceira edição de quinta (23/09) a sábado (25/09)

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), realizou atividades de apoio durante o III Torneio Comunitário de Pesca Esportiva da Comunidade São Francisco do Caramuri, que aconteceu de quinta-feira (23/09) a sábado (25/09), na região do Baixo, em Rio Preto da Eva (a 57 quilômetros de Manaus). Na oportunidade, também foram entregues 2 kits de casa de farinha semimecanizada, para apoiar os produtores de farinha de mandioca da comunidade.

Durante o evento, técnicos da Sepror realizaram o congresso técnico e a arbitragem oficial do torneio nas duas categorias em disputa: equipe (dupla) embarcada em voadeira ou bote, com 25 duplas participantes, vencendo a equipe Amigos do Açu, com 242 pontos; e caiaque, com 11 competidores, vencendo a equipe Titan Gambiarra, com 243 pontos.

Segundo o secretário executivo de Pesca e Aquicultura da Sepror, Leocy Cutrim, “a pesca esportiva é uma das atividades mais promissoras no Amazonas, e a Sepror tem realizado diversas atividades visando promover e dar maior visibilidade a essa modalidade”.

Representando o Governo do Amazonas, o titular da Sepror, Petrucio Magalhães Júnior, participou da entrega da premiação aos campeões do torneio.

“Nosso Governo é o que mais tem investido no interior e no setor primário. Hoje, além do apoio técnico, trouxemos para a comunidade duas casas de farinha semimecanizadas, que vão ajudar no trabalho do agricultor e melhorar a qualidade da farinha, o principal alimento do povo amazonense, juntamente com o peixe”, disse Petrucio.

Antes da realização do evento, a Sepror participou de todo o processo de licenciamento ambiental do torneio junto ao Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), e atuou também na organização e elaboração do regulamento.

De acordo com as regras, é permitida somente a pesca do tucunaré, com tamanho mínimo de 30 centímetros, uso obrigatório de iscas artificiais (baitcasting) e da régua oficial, na aferição e validação do peixe, com tudo registrado por meio de áudio e vídeo, além de fotos com o peixe sobreposto à régua. No torneio, o maior peixe da categoria voadeira mediu 82 centímetros. Já na categoria caiaque, mediu 59 centímetros.

Caramuri 

O nome da comunidade é em alusão ao fruto caramuri, típico da região amazônica. A localidade de São Francisco do Caramuri foi fundada em 4 de outubro de 1995. Lá vivem 70 famílias, totalizando 270 pessoas.

Foto: Divulgação/Sepror

Pular para o conteúdo