CIDADANIA

Centros Estaduais de Convivência reforçam respeito e inclusão no Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência

Série de atividades inclui Festival Paralímpico, palestras, documentário e lives

O Brasil celebra na próxima terça-feira (21/09) o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência. O Governo do Amazonas, por intermédio da Secretaria de Estado da Assistência Social (Seas), está preparando uma série de atividades por meio dos Centros Estaduais de Convivência da Família (CECFs) e do Centro Estadual de Convivência do Idoso (CECI) para tratar do tema. As ações incluem um Festival Paralímpico, além de palestras, postagem de vídeos, documentário e lives.

Como a maioria dos CECFs ainda está trabalhando de forma remota, por meio das redes sociais, grande parte da programação, que tem como objetivo chamar a atenção para a importância da retirada de obstáculos que impedem a inclusão das pessoas com deficiência na sociedade, será realizada de forma on-line.

Sendo esses aparelhos públicos acolhedores de pessoas, a coordenadora do Projeto Rede de Proteção da Seas, Ítala Rodrigues, disse que para celebrar a data, os centros destacam a importância da luta pela construção de uma sociedade inclusiva, na qual as Pessoas Com Deficiência (PCDs) possam viver sem preconceito, lutando por questões igualitárias, respeito às diferenças e a inclusão em todos os ambientes sociais.

Mutirão

“A luta da pessoa com deficiência e seus desafios” é tema da palestra que o CECF Teonízia Lobo, situado no bairro Mutirão, vai realizar, em seu auditório, das 17h às 18h30, com objetivo de refletir sobre as políticas e ferramentas para a inclusão das pessoas com deficiência.

A programação do Teonízia Lobo vai contar com a participação do presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Manaus, Neyrimar Furukava, que abordará a temática “Tecnologias a favor das pessoas portadoras de necessidades especiais”.

Em seguida, o fisioterapeuta Milton Morais irá debater sobre a aceitação da pessoa com deficiência no mercado de trabalho. E finalizando, a assistente social Ana Claudia Martins discorrerá sobre a Lei nº 13.146/2015 (Lei Brasileira da Inclusão da Pessoa com Deficiência).

Raiz 

O CECF André Araújo, no bairro Raiz, vai publicar nos grupos e rede social um vídeo em alusão ao dia, com a fala de um usuário deficiente, relatando as dificuldades enfrentadas e a importância do Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência para ele.

Santo Antônio 

O CECF Magdalena Arce Daou, em parceria com a Secretaria de Estado da Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), e o Abrigo Moacyr Alves, vão realizar o 1º Festival Paralímpico do Centro, com modalidades adaptadas e entregas de medalhas. O evento será realizado no dia 24 de setembro, na parte da manhã.

Japiim 

No CECF 31 de Março, no bairro Japiim, as atividades alusivas ao Dia Nacional da Pessoa com Deficiência como instrumento de prevenção (Lei 11.133) têm objetivo de sensibilizar os usuários do local e os grupos. Estão previstas palestras, atividades socioeducativas on-line via grupos de WhastApp, vídeos, panfletagem e encontros virtuais pelo Google Meet com depoimento de pessoas com deficiência relatando suas histórias de superação.

Alvorada 

O CECF Maria de Miranda Leão, no bairro Alvorada, vai publicar um vídeo nas redes sociais, gravado por uma pessoa surda, que falará sobre a importância da inclusão e as dificuldades encontradas no mercado de trabalho.

Cidade Nova 

O CECF Padre Pedro Vignola, no bairro Cidade Nova, realizará uma rodada de orientações sociais aos pais e atividades com as crianças em parceria com a Sejusc.

Aparecida 

O CECI Aparecida realizará Semana Alusiva sobre o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, com postagem de vídeos que estão sendo gravados, trazendo depoimento de servidores e convidados com deficiência, reforçando que é possível vencer as dificuldades com resiliência (superação). Os mesmos serão postados nos grupos de convivência e nas Redes Sociais do CECI Aparecida.

Fotos: Miguel Almeida/Seas

Pular para o conteúdo