CIDADANIADESTAQUE

Comunidades indígenas do Amazonas recebem atendimento psicossocial

Atendimento também pode ser realizado a distância, para aqueles que não podem se locomover até a sede da Federação Estadual do Índio, na Colônia Santo Antônio, na capital amazonense

A Fundação Estadual do Índio (FEI), está realizando, na sede da instituição, atendimentos psicossociais voltados às comunidades indígenas do estado. A fundação fica localizada na avenida Torquato Tapajós, S/N, Colônia Santo Antônio, e os atendimentos são realizados de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h.


Para o diretor-presidente da federação, Edivaldo Munduruku, o trabalho exercido pela repartição contribui de maneira positiva para a vida dos povos que não possuem orientação necessária nas aldeias e comunidades.
“O trabalho que a equipe do departamento psicossocial desempenha é essencial para a comunidade indígena. Nossos parentes mais do nunca precisam dessa assistência, pois passamos por um período de pandemia que em muitos locais conseguir ajuda se torna difícil”, disse.

Serviços


O departamento presta diversas assistências aos povos indígenas. Entre eles estão as solicitações de agendamentos médicos, auxílio para a emissão de RG, CPF, certidão de nascimento, Autodeclaração Indígena e orientação para benefícios de programas sociais, tais como Bolsa Família e INSS.

Além dessas atividades, são realizados atendimentos psicológicos na própria sede da fundação. Para acesso ao atendimento, basta se dirigir até o local com RG, CPF e Registro Administrativo de Nascimento de Indígena (Rani) ou Autodeclaração Indígena para agendar sua consulta.


De acordo com a assistente social e chefe do departamento, Ana Paula Nunes, os atendimentos também podem ser realizados a distância, para aqueles que não podem se locomover até a FEI.

“Aqui nós ajudamos em um pouco de tudo, escutamos a necessidade dos parentes, damos a orientação necessária e encaminhamos para os órgãos responsáveis por cada situação. Em casos como a impossibilidade de vir até nós, é disponibilizado um número de celular onde o atendimento pode ser feito através de ligação ou mensagens”, explicou.

Foto: Amaury Moraes

Pular para o conteúdo