COVID-19DESTAQUESAÚDE

Ministério admite que trocou a quantidade de doses de vacinas contra a covid-19 enviadas ao Amazonas e ao Amapá

Em nota, o MS afirmou que imunizantes serão transferidos entre os dois estados na madrugada desta quinta-feira (25/2). Amazonas receberá 78 mil doses

O Ministério da Saúde admitiu que errou e trocou a quantidade de doses de vacinas contra a covid-19 enviadas ao Amazonas e ao Amapá nesta quarta-feira (24/2). Em nota, divulgada no início da noite, a pasta afirmou que imunizantes serão transferidos entre os estados na madrugada desta quinta-feira (25/2).

“O Ministério da Saúde informa que o Amazonas e o Amapá receberão, ainda esta madrugada, as quantidades de doses corretas reservadas aos estados nesta quinta etapa de distribuição de vacinas. O estado do Amazonas receberá 76 mil doses adicionais que haviam sido entregues ao Amapá, totalizando 78 mil vacinas. O Amapá, por sua vez, ficará com as 2 mil”, afirma a nota do MS.

Tão logo identificou que o carregamento que chegou ao Estado continha 78 mil unidades da vacina Astrazeneca e não as 2,8 mil doses, o governo do Amapá divulgou a troca dos lotes. Essa era a mesma quantidade prevista para ser entregue ao Amazonas, que recebeu menos de 2% da quantidade anunciada.

O Amazonas aguardava, ao todo, 120 mil doses que foram previstas pelo Ministério da Saúde, sendo 78 mil doses da vacina de Oxford/AstraZeneca e 42 mil doses da CoronaVac. O governo amazonense informou que o envio do restante das doses deverá ser feito “nos próximos dias”.

Os imunizantes que desembarcaram no início da tarde nos dois estados chegaram ao Brasil na terça-feira (23/2), num lote de 3,2 milhões de doses de vacinas.

Pular para o conteúdo