DESTAQUEEDUCAÇÃO

Maior escola estadual de Ensino Fundamental da zona norte retorna às aulas com protocolos de segurança

Mais de 111 mil estudantes do ensino fundamental, retornaram as atividade presenciais, nesta quarta-feira. Eles vão frequentar a sala de aula em dias alternados, no sistema do ensino hibrido

O relógio marcava 6h40 quando o estudante João Neves, de 9 anos, chegou à Escola Estadual (EE) Lenina Ferraro da Silva, no bairro Cidade Nova, zona norte de Manaus, acompanhado do tio, Miguel Vasconcelos. Ele estava tão satisfeito em voltar para a escola que foi o primeiro a chegar nesta quarta-feira (30/09), dia que marca o retorno às aulas presenciais do Ensino Fundamental. “Ele está feliz em voltar, acordou cedinho”, entregou o tio.

A unidade de ensino atende somente estudantes na modalidade de Ensino Fundamental, com 900 estudantes matriculados nos turnos matutino e vespertino. A escola é a maior em número de alunos e modalidade de ensino regular.

João faz parte dos 111 mil alunos da modalidade que voltam às aulas nesta quarta e quinta-feira (1º/10), com os grupos A e B, de forma híbrida – assim como no Ensino Médio, que retornou há pouco mais de um mês. O tio e responsável pelo aluno disse que acompanhou o sobrinho nas aulas pela TV aberta e, agora, espera que o resultado seja positivo. 

“A criança não pode se atrasar [no estudo], tem que ter uma garantia que eles vão ter o ano letivo bem sucedido. Eu tenho uma filha da idade dele que está no grupo B e eles estavam ansiosos, faziam os exercícios, os trabalhinhos, mas queriam voltar porque acham melhor vir para cá.  Orientei sobre os cuidados de higiene, não ficar abraçando, ter todo cuidado e obedecer os professores”, diz Vasconcelos. 

Quem também estava feliz em retornar à unidade escolar e encontrar os coleguinhas eram os gêmeos Gabriel e Miguel de Souza, de 9 anos. Eles confessaram que mal conseguiram dormir, pensando em ir para a escola nesta quarta. “Eu estava querendo vir logo”, disse Gabriel. “Estou pensando nas provas que vamos fazer”, completou Miguel.

A mãe dos meninos, Josiele de Souza, disse que avaliou a situação, se informou e se sentiu segura em levar os filhos para a aula presencial. Ela acredita que os cuidados serão seguidos e bem orientados. “Eles estão cientes [dos protocolos] e não tiveram problema nenhum. Eles gostam muito de vir para a escola. Desde o dia que o governador falou que ia voltar, eles estão ansiosos e muito animados”, afirmou.

A EE Lenina Ferraro tem 839 alunos, que estudam em 13 salas, nos turnos matutino e vespertino. A gestora da unidade, Darcy Clei Silva, diz que a escola está pronta para receber os estudantes e os profissionais. “Está tudo bem sinalizado, passamos as orientações e estamos prontos para voltar”, garantiu.

Protocolos

Mais de 111 mil alunos do Ensino Fundamental (anos Iniciais e Finais) retornam às aulas presenciais da rede pública estadual. Ao chegarem às suas escolas, os alunos terão que seguir alguns procedimentos. A primeira medida diz respeito à chegada do aluno à escola: todos os estudantes deverão se dirigir às suas unidades usando máscaras de pano devidamente postas sobre o rosto, cobrindo a boca e o nariz. 

Ao chegarem ao local, eles receberão outras duas unidades do item. A Secretaria de Educação reforça que a utilização da máscara é uma das medidas mais eficazes no combate à Covid-19. Ainda na entrada da escola, os alunos terão suas temperaturas corporais aferidas, e os que registrarem acima de 37,5ºC serão encaminhados por um funcionário para aplicação do protocolo de segurança – que consiste em isolar o estudante dos demais e acionar os pais ou responsáveis. 

Os que apresentarem abaixo de 37,5ºC serão liberados para a próxima etapa, a higienização correta das mãos nas pias e dispositivos de álcool gel e sabão. Após esse procedimento, então, os alunos deverão prosseguir para a sala de aula, respeitando o distanciamento mínimo entre os colegas.

Fotos: Lincoln Ferreira/Seduc-AM

Pular para o conteúdo