DESTAQUEINFRAESTRUTURA

Porto de Itacoatiara volta a operar, após mais de um ano interditado

Itacoatiara é a terceira maior cidade do estado, funciona como entreposto entre Manaus e os portos do Pará e possui uma atividade agropecuária relevante para a região

Após 17 meses interditado, o Porto de Itacoatiara já está operando plenamente. A informação foi divulgada pelo diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Tarcísio Gomes, por meio de suas redes sociais e confirmada pelo prefeito da cidade amazonense, Antônio Peixoto.

O porto funcionou até março de 2019, quando a Marinha do Brasil inspecionou o local e interditou solicitando algumas benfeitorias no local, como por exemplo, a manutenção das defesas de pneus e madeira, rede de combate a incêndio, pintura dos elementos navais, serviços dos elementos navais, instalação elétrica e certificação. 

De acordo com o prefeito de Itacoatiara, a retomada das atividades proporcionará ganhos econômicos significativos para a região. Além de um sinal de reação econômica, o resultado está diretamente associado ao retorno do transporte e à diversificação de cargas movimentadas no porto.

Além do embarque e desembarque de pequenas cargas, o porto de Itacoatiara tem papel estratégico para o transporte de passageiros intermunicipal, no estado do Amazonas, e entre os demais estados da região norte. “Ficar sem esse porto aqui significaria perder recursos, perder trabalho para os nossos estivadores e descaracterizar o município da sua vocação. Parabéns Itacoatiara, muito obrigada a todos os envolvidos e quem ganha com isso é Itacoatiara e os municípios vizinhos”, disse o prefeito Antônio Peixoto.

Na postagem, Tarcísio também afirma que toda a Amazônia está sendo equipada de pequenos terminais para alavancar o modo de transporte hidroviário, por DNIT.  Foco na integração e no desenvolvimento econômico com a maior circulação de bens, pessoas e serviços. Itacoatiara é a 3a maior cidade do estado, funciona como entreposto entre Manaus e os portos do Pará e possui uma atividade agropecuária relevante para a região”, disse Tarcísio.

Pular para o conteúdo