DESTAQUEECONOMIA

Wilson Lima defende articulação entre governo e Suframa para preservação das vantagens comparativas do modelo ZFM

Novo superintendente da Suframa, Algacir Polsin, reafirmou compromisso com o desenvolvimento regional e prometeu trabalhar para promover maior sinergia entre os estados da Amazônia Ocidental.

Em seu discurso, o novo superintendente da Suframa, Algacir Polsin, reafirmou o compromisso com o desenvolvimento regional e a utilização sustentável de recursos e garantiu que trabalhará para promover uma maior sinergia entre os estados da Amazônia Ocidental.

Por sua vez, o governador do Amazonas, Wilson Lima, que participou da solenidade de posse, realizada por meio de videoconferência, aproveitou o momento para destacar a importância do modelo Zona Franca de Manaus  (ZFM) para a diversificação econômica do Amazonas, geração de emprego e renda, e qualidade de vida para a população local. E defendeu a articulação entre o governo estadual e a autarquia, para que as vantagens comparativas do modelo sejam preservadas no contexto da Reforma Tributária.

“É preciso que o modelo (ZFM) continue fazendo a sua função social e ambiental porque, no momento em que tenho geração de emprego e renda, evito a pressão sobre nossos recursos naturais. Para que efetivamente isso aconteça, nós temos ainda muitas batalhas pela frente. Nós temos a necessidade de manter a competitividade das empresas aqui no Amazonas, para que a permanência delas possa ser sustentável e para atrair novos empreendimentos para o estado”, afirmou Wilson Lima.

Algacir Polsin disse que a intenção dele é preservar os interesses do modelo Zona Franca de Manaus, particularmente no que se refere aos seus incentivos, buscando sempre seu aperfeiçoamento., sem descuidar do setor industrial. “A minha intenção é investir na diversificação, atraindo outros segmentos da indústria, assim como, avançar no setor comercial, de serviços e do agronegócio, visando fortalecer a Zona Franca de Manaus e as áreas de livre comércio”, pontuou o general da reserva, que já atuou como chefe do Estado-Maior do Comando Militar da Amazônia.

Para o governador, o momento é de somar esforços na busca de novos investidores para o estado e no desenvolvimento da agropecuária aliada à indústria. “Muito se fala sobre isso e a gente ainda tem uma dívida muito grande com o povo do estado do Amazonas porque precisamos fazer com que nosso produto, nossa matéria-prima, possa ser melhor aproveitada para que ela possa ser beneficiada e que a indústria aqui não seja obrigada a ficar importando matéria-prima de outros estados e outros países”, destacou.

Wilson Lima defendeu também a continuidade do trabalho conjunto em torno de projetos prioritários para o Amazonas na área da bioeconomia. “É importante que a gente retome algumas pautas, como a implantação do distrito agroindustrial no município de Rio Preto da Eva, que era um projeto que a Suframa estava construindo junto com o Governo do Estado e com o Município. Isso vai ser fundamental, sobretudo para que a gente possa fazer o encontro do setor primário com a indústria”, acrescentou.

O secretário especial de Produtividade, Emprego e Competitividade, do Ministério da Economia, Carlos da Costa, também participou da solenidade. Na ocasião, ele disse que o Ministério da Economia seguirá atuando para a valorização da marca Amazônia e pela geração de empregos na região.

“Precisamos fazer com que essa marca não apenas seja conhecida, mas seja reconhecida pelos produtos que essa população fantástica é capaz de produzir, pela qualidade do que é feito, pela responsabilidade ambiental que isso gera e não só pelo suor do caboclo, mas pela competência dele”, afirmou.

Fotos: Diego Peres/Secom

Pular para o conteúdo