AMAZONASTECNOLOGIA & INOVAÇÃO

UEA e Motorola apostam em cibersegurança com inteligência artificial

Projeto Demerzel revela como a integração entre academia e indústria pode transformar Manaus em polo estratégico da inovação tecnológica

A Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e a Motorola firmaram uma parceria que vai permitir o desenvolvimento de soluções em cibersegurança com inteligência artificial (IA), abrindo espaço para que Manaus se projete como polo estratégico da inovação tecnológica. Batizada de Demerzel, a iniciativa une a produção científica da Escola Superior de Tecnologia (EST/UEA) à expertise da indústria global, com foco em preparar novos talentos locais e responder às demandas crescentes de segurança digital no Brasil e no mundo.

O lançamento nesta terça-feira (9/9), realizado no Centro de Cooperação da Cidade (CCC), contou com a presença de gestores da universidade, representantes da indústria e pesquisadores envolvidos. Financiado com recursos da Lei de Informática, o projeto reforça a inserção da Amazônia no ecossistema nacional de inovação e tecnologia, aproximando a academia da indústria.

O Demerzel terá participação direta de estudantes de graduação e pós-graduação da EST/UEA, promovendo a qualificação de novos profissionais e o fortalecimento de competências locais para atender ao crescente mercado de segurança digital.

Para o reitor da UEA, André Zogahib, a parceria reafirma o papel da universidade como centro estratégico de inovação na Amazônia:

“A retomada da parceria com a Motorola robustece o papel estratégico da UEA na atração de investimentos e inovação para o Amazonas, fortalecendo a integração entre a academia e a indústria. Nos últimos anos, a EST tem se destacado pelo volume e relevância dos projetos que desenvolve, o que mostra a força da universidade pública amazonense na construção de soluções para o Brasil e o mundo”, afirmou.

Pesquisa, desenvolvimento e inovação

Durante o lançamento, foram apresentadas as instalações destinadas ao projeto, além da integração entre a equipe de pesquisadores e o time da Motorola Mobility. O gestor de Projetos Educacionais da Motorola, Péricles Balderrama, destacou a visão que guia o Demerzel:

“A ideia é que a gente trabalhe os três pilares do projeto: Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação. Pesquisa para reforçar a própria Universidade. Desenvolvimento para trazer valor ao produtor. E nessa junção, queremos trazer a Inovação. Isso é essencial. Nosso desejo é que esse projeto seja referência nesse sentido”, disse.

Marco para a EST e para a UEA

Para o diretor da EST/UEA e coordenador-geral do projeto, Jucimar Silva Júnior, o Demerzel simboliza um avanço histórico na consolidação da universidade como polo de inovação:

“A retomada da parceria com a Motorola é um marco histórico para a EST e para a UEA como um todo. Desde 2023, resgatamos o protagonismo em Ciência, Tecnologia e Inovação e a chegada do Demerzel é um reflexo direto desse esforço. Tudo isso reforça a nossa missão de formar os melhores profissionais e gerar soluções de grande impacto para os desafios da sociedade”, declarou.

A reunião contou ainda com a presença da vice-reitora Kátia Couceiro, do diretor da Agência de Inovação (Agin), Antônio Mesquita, além de representantes da Motorola. Desde 2024, a EST/UEA é reconhecida pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) como referência nacional em projetos de PD&I.

Fotos: Daniel Brito/UEA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo