DESTAQUETRANSPARÊNCIA

Manaus sedia maior evento nacional sobre auditoria em obras públicas

Com foco em infraestrutura sustentável, XXI SINAOP reúne especialistas de todo o Brasil para debater desafios e soluções na execução de grandes empreendimentos

Manaus será, entre os dias 18 e 22 de agosto, o epicentro do debate nacional sobre a qualidade e sustentabilidade das obras públicas brasileiras. A capital amazonense foi escolhida para sediar o XXI Simpósio Nacional de Auditoria de Obras Públicas (SINAOP), considerado o mais importante evento do país voltado à fiscalização e controle técnico de empreendimentos públicos. A realização é do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) em parceria com o Instituto Brasileiro de Auditoria de Obras Públicas (Ibraop).

Com o tema “Infraestrutura para um Brasil sustentável e integrado”, o simpósio vai reunir dirigentes e técnicos de Tribunais de Contas, órgãos de fiscalização, engenheiros, gestores públicos, representantes da sociedade civil e especialistas em infraestrutura, meio ambiente e planejamento. O evento será realizado no auditório do TCE-AM, e as inscrições estão abertas até o primeiro dia do simpósio, pelo site do Ibraop: clique aqui para se inscrever.

Diálogo técnico em uma região estratégica

A escolha de Manaus como sede do XXI SINAOP não é apenas simbólica. Em meio à expansão de obras públicas na Amazônia, o evento ganha dimensão estratégica ao propor reflexões sobre a compatibilização entre desenvolvimento, fiscalização eficiente e respeito ao meio ambiente. A programação inclui 22 palestras, 9 artigos científicos, 5 minicursos, 2 conferências e lançamentos de publicações técnicas, além de espaços de troca de experiências e boas práticas.

“Trazer o SINAOP para o Norte do Brasil é mais do que uma escolha logística, é um gesto de valorização da nossa realidade”, afirma a conselheira-presidente do TCE-AM, Yara Amazônia Lins. “É uma oportunidade única para que servidores e jurisdicionados discutam soluções inovadoras para obras públicas que respeitem o meio ambiente e promovam o desenvolvimento regional.”

Entre os nomes confirmados estão representantes da Polícia Federal, DNIT, Casa Civil, e dos Ministérios do Meio Ambiente, dos Transportes e do Planejamento e Orçamento — reunindo múltiplos olhares sobre a execução e o controle de grandes projetos de infraestrutura no Brasil.

Sustentabilidade e capacitação como eixos centrais

A presidente do Ibraop, Adriana Portugal, também celebrou a escolha da capital amazonense. “O XXI SINAOP vem ao Norte do Brasil para ampliar o debate e oferecer um espaço de escuta, formação e proposição de soluções voltadas aos servidores públicos e engenheiros que atuam em contextos complexos como o amazônico”, destacou.

O simpósio também se propõe a ser um catalisador de capacitação técnica, com minicursos voltados à fiscalização de obras rodoviárias, análise de projetos, uso de tecnologias e instrumentos jurídicos na execução contratual — contribuindo para o fortalecimento institucional e a melhoria da gestão de recursos públicos em todo o país.

A realização do evento em Manaus representa não apenas um marco para a fiscalização pública, mas também um passo importante para consolidar a infraestrutura como vetor de desenvolvimento sustentável na Amazônia.

A programação completa está disponível no site oficial do Ibraop: https://www.ibraop.org.br/xxi-sinaop/programacao/

Foto: Joel Arthus
DICOM TCE-AM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo