TCE-AM promove curso sobre Inteligência Artificial e foca na colaboração entre humanos e máquinas
Formação da Escola de Contas Públicas busca capacitar servidores para o uso estratégico, ético e produtivo da IA no serviço público
O avanço da Inteligência Artificial (IA) e seu impacto no serviço público são temas centrais do curso que a Escola de Contas Públicas (ECP) do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) promove no próximo dia 24 de junho, das 8h às 12h. Intitulada “Além dos Prompts: a nova era da colaboração Humano–IA no TCE Amazonas / Caso ECP”, a formação é gratuita e aberta a servidores, colaboradores e demais interessados.
O objetivo do curso é capacitar os participantes para utilizar a IA de forma ética, estratégica e prática no ambiente de trabalho, ampliando a produtividade e a eficiência institucional. Quem conduz a formação é o professor Dr. Gustavo Medina, especialista no tema e referência no debate sobre tecnologias emergentes aplicadas ao setor público.
IA como aliada no serviço público
A proposta da capacitação é desmistificar a IA, mostrando como ela pode ser uma aliada no dia a dia das organizações. “Queremos preparar nossos servidores para utilizar essa ferramenta com estratégia, responsabilidade e bom senso”, destacou o conselheiro Júlio Pinheiro, que coordena a ECP.
A presidente do TCE-AM, conselheira Yara Amazônia Lins, também reforça a importância da iniciativa. “O uso da tecnologia pode ajudar muito o serviço público, desde que seja feito com responsabilidade. Este curso mostra que o Tribunal está atento às mudanças e comprometido com a qualificação dos nossos servidores”, afirmou.
Conteúdo prático e acessível
Ao longo das quatro horas de curso, os participantes terão acesso a conceitos fundamentais e, principalmente, a práticas que demonstram como a Inteligência Artificial pode ser integrada às rotinas de trabalho, estimulando a criatividade, otimizando processos e fortalecendo a entrega de resultados.
Como participar
As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas por meio da plataforma ECP Virtual, no site https://ecpvirtual.tce.am.gov.br. O curso oferece certificação de 4 horas de carga horária, válida para atividades de capacitação dos servidores.
O evento é mais uma ação do Tribunal de Contas do Amazonas que demonstra seu compromisso com a inovação, a transformação digital e a preparação de seus quadros para os desafios do presente e do futuro.