DESTAQUEMEIO AMBIENTE

Amazonas defende financiamento climático e transição ecológica em evento nacional sobre clima

Encontro em Macapá promovida pela GCF Task Force debate oportunidades de cooperação entre estados e governo federal, em reunião de secretários de Meio Ambiente

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) do Amazonas participou da 2ª Reunião Ordinária do Fórum de Secretários de Meio Ambiente, realizada em Macapá (AP), nesta terça-feira e quarta-feira (18 e 19/3). O evento, apoiado pela Força-Tarefa de Governadores pelo Clima e Florestas (GCF Task Force), teve como objetivo fortalecer a cooperação entre estados, compartilhar experiências e buscar consensos para subsidiar o diálogo com o governo federal e o Supremo Tribunal Federal (STF).

O secretário de Estado do Meio Ambiente do Amazonas, Eduardo Taveira, destacou que um dos principais focos da participação do Amazonas foi a defesa de um posicionamento estratégico dos governos estaduais para a 30ª Conferência das Partes (COP-30). Entre as prioridades apresentadas pelo Amazonas estão o financiamento climático e a valorização da economia tradicional na transição ecológica.

“Temos que garantir recursos e mecanismos que viabilizem a transição sustentável, respeitando as especificidades da região amazônica”, afirmou Taveira.

No primeiro dia do evento, os debates giraram em torno da implementação do Cadastro Ambiental Rural (CAR), abordando desafios, perspectivas e o impacto da Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) nº 743, que trata de ações contra o desmatamento e queimadas. Um dos avanços obtidos foi o compromisso entre os estados para a troca de informações e bases de dados, fortalecendo a gestão ambiental integrada.

O segundo dia da reunião foi voltado ao enfrentamento de emergências climáticas, financiamento para a transição econômica e alinhamentos sobre o acesso ao REDD+. Entre os temas debatidos, a ênfase foi dada às Consultas Públicas Livres, Prévias e Informadas (CLPI) e às estruturas de comercialização dos créditos de carbono, fundamentais para a sustentabilidade das políticas ambientais estaduais.

Após o evento em Macapá, o secretário Eduardo Taveira seguirá para Brasília, onde participará de reuniões com outros secretários de meio ambiente na Associação Brasileira de Entidades do Meio Ambiente (Abema), reforçando a articulação do Amazonas no cenário nacional das políticas ambientais.

Fotos:  Maksuel Martins e Silvia Moraes/GCF

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo