Notícias Corporativas

CTC Infra expande portfólio com obras para 5G e clube urbano

Com mais de duas décadas de obras de infraestrutura para a indústria e os portos do país, a CTC Infra amplia sua atuação e passa a atender os novos segmentos de infraestrutura digital e de clubes urbanos. A empresa é responsável pela construção de um dos maiores campus de data center da América Latina, em Barueri, na Grande São Paulo, e de uma praia artificial da cidade de São Paulo, no bairro de Santo Amaro, na zona Sul. A diversificação do portfólio coincide com a adoção da nova marca, contração de Constremac, em linha com a evolução de seus processos e serviços.

Esse movimento da CTC Infra acompanha a tendência de crescimento e surgimento de novos data centers, segundo um estudo realizado pela Arizton Advisory & Intelligence aponta que esse mercado deve ultrapassar a marca de US$ 7,8 bilhões em investimentos na América Latina até 2026. O Brasil lidera esse cenário, sendo responsável por 40% desse valor. Além disso, em uma lista feita pela Data Center Magazine, São Paulo aparece em quinto lugar entre os principais mercados em ascensão em todo o mundo.

O diretor de engenharia da companhia, Rodrigo Melo, explica que nessas obras, a CTC Infra aplica as mesmas metodologias que emprega em construções de infraestrutura pesada, o que possibilita redução de um terço à metade do tempo normal de trabalho. “Trouxemos a expertise que desenvolvemos em 20 anos de atuação para agilizar as entregas e possibilitar aos clientes um retorno mais rápido sobre o investimento, sob padrões internacionais de qualidade, segurança e sustentabilidade”, afirma Melo.

Melo diz que a previsão de entrega do campus à Scala Data Centers é de 12 meses. Já as obras para o Beyond The Club, que terá piscina de ondas para surf e quadras para a prática de vários esportes, serão finalizadas em 2025. O empreendimento pertence ao grupo formado por BTG Pactual Asset Management, Realty Properties e KSM.

Rodrigo também comenta que o data center de Barueri será um dos dez maiores do mundo, segundo a Scala. “O mercado de data center hiper escalável está em franca expansão no mundo para abrigar a chegada do 5G e continuará a demandar obras pelos próximos dez anos. Essa infraestrutura é necessária para que a tecnologia leve a economia a um novo patamar, com uma ampla gama de novos serviços em internet das coisas, telemedicina, streaming, carros autônomos e a integração das chamadas smart cities”, destaca.

Segundo o executivo, o campus todo terá capacidade para 450 MW de TI e 600 MW de energia elétrica. Para se ter uma dimensão dessa magnitude, este total equivale ao suficiente para abastecer com energia uma cidade do tamanho de Brasília (DF). 

O objetivo da Scala é que a estrutura, que terá fibras óticas, torres de celular, data centers e células de transmissão móvel, seja um hub de inteligência artificial no Brasil. Os novos negócios digitais vão demandar uma quantidade bem maior de dados processados, requerendo novas estruturas para abrigá-las próximo a grandes centros urbanos”, comenta o executivo.

Ao comentar sobre o Beyond The Club, Rodrigo destaca a piscina de ondas com 27 mil m², considerada a maior do mundo, e que conta com 62 motores para gerar uma onda a cada quatro segundos. Além de um Skate Park de 1.000 m² assinado por Bob Burnquist, considerado o nome mais expressivo da história do skate no Brasil e maior medalhista do X Games. “Aplicamos tecnologia e expertise das mesmas construções que fazemos em alto mar e na costa brasileira para grandes empresas que são referência na economia do país. Será um marco para a engenharia paulistana e para todo o entorno”, declara Melo.

“Tanto as obras de infraestrutura digital como a do clube, que é uma transformação da cidade, ressaltam a retomada do setor de infraestrutura e o desenvolvimento da economia”, conclui.

Sobre a CTC Infra

A CTC Infra é uma empresa brasileira de engenharia civil de obras onshore e offshore, que atua nos segmentos de infraestrutura, industrial, tecnologia e energia. Com mais de duas décadas de atuação, tem em seu portfólio obras como rodovias, pontes, engenharia industrial, terminais marítimos de carga e passageiros e estruturas no mar, estando presente em 80% das obras portuárias e marítimas ao longo da costa brasileira, suportando o desenvolvimento socioeconômico do país. Como prestadora de serviços especializada, executa obras sob padrões internacionais de qualidade, segurança e compliance, para atender organizações líderes em seus setores.

Pular para o conteúdo