Notícias Corporativas

Manutenção industrial garante eficiência operacional

A manutenção industrial engloba uma série de procedimentos técnicos e operacionais essenciais para restaurar, ajustar ou substituir um determinado componente. Seu objetivo primordial é preservar e assegurar o eficiente funcionamento de máquinas e equipamentos, prevenindo paradas nas linhas de produção de uma fábrica ou indústria.

Segundo dados coletados pela Plant Engineering e publicados pela Infraspeak, 29% das fábricas gastam de 5% a 10% do orçamento anual em manutenção. Em média, 23% das tarefas de manutenção são subcontratadas. Isso significa que algumas indústrias contratam empresas especializadas para realizar os serviços de manutenção industrial, porém sua maioria tem essa tarefa realizada por sua própria equipe, pois o “know-how” dos manutentores internos é imprescindível para as principais tarefas da manutenção. 

De fato, conforme aponta um artigo publicado pela Revista Manutenção, as ações de manutenção em indústrias requerem um vasto conhecimento técnico e experiência prática. Isso destaca a necessidade de contar com uma equipe especializada e capacitada para garantir a eficácia e a segurança desses processos.

Para Rafael Silveira, sócio-gerente da Feira da Borracha, empresa especializada em produtos, serviços e treinamentos de manutenção industrial, contar com uma equipe de manutentores bem-treinados é algo imprescindível para as indústrias que buscam um bom desempenho em seus maquinários. “Na dinâmica industrial, a eficiência operacional está diretamente ligada à expertise dos profissionais responsáveis pela manutenção. Uma equipe qualificada consegue corrigir falhas antes que elas possam impactar negativamente a produção. Além disso, especialistas experientes podem prevenir problemas nos equipamentos através da manutenção preventiva”, ressalta Rafael.

Vale destacar que, de acordo com um artigo publicado pelo Portal da Indústria, a manutenção preventiva é um dos tipos de manutenção mais importantes dentro de uma planta industrial. Isso porque, através dela, é possível reduzir custos, aumentar a produtividade e garantir mais segurança aos trabalhadores.

O sócio-gerente da Feira da Borracha acrescenta que, além da manutenção preventiva, existe  a manutenção corretiva. “Cada tipo de manutenção tem sua relevância e aplicação específica na indústria. Enquanto a manutenção preventiva busca antecipar e prevenir possíveis falhas, a manutenção corretiva entra em ação para corrigir problemas imprevistos, buscando restaurar a funcionalidade dos equipamentos o mais rapidamente possível”, esclarece Rafael.

Por fim, é possível concluir que a implementação eficaz de práticas de manutenção, combinada com a expertise de profissionais especializados e o uso de produtos de primeira linha, é essencial para o sucesso contínuo das indústrias brasileiras. Ao adotar uma abordagem estratégica para a manutenção, as indústrias podem impulsionar sua excelência e, consequentemente, sua competitividade no mercado.

Sobre  a Feira da Borracha

A Feira da Borracha é uma empresa especializada em produtos e serviços de manutenção industrial. Fundada em 1973, a Feira da Borracha possui mais de 50 anos de experiência no mercado, sendo reconhecida por fornecer produtos das grandes marcas globais como Continental, Aeroquip Danfoss, Martin Sprockets, Orion Rubber, Masterduct, Chesterton EPS, Cashco, NordLock, Suprens, entre outras.

Para as indústrias que necessitam treinar suas equipes internas para realizar manutenções preventivas e corretivas, a Feira da Borracha oferece treinamentos personalizados em transmissão de potência por correias e mangueiras e terminais hidráulicos, de acordo com o segmento e especificidades das operações industriais.

A empresa também tem vasto conhecimento em como melhorar indicadores de manutenção, sejam eles disponibilidade de máquina, confiabilidade, tempo médio entre as paradas e o tempo médio de reparo, aprimorando a performance de equipamentos com transmissão de potência por correias, condução de fluídos através de mangueiras e em cilindros hidráulicos e redutores, através da atualização de spare parts por tecnologias mais novas.   

Para mais informações, basta acessar: https://feiradaborrachacampinas.com.br/

Pular para o conteúdo