DESTAQUEMEIO AMBIENTEREGIÃO AMAZÔNICA

No Amazonas, governadores do Acre, Rondônia e Roraima, aderem ao Pacto pela Governança da Água

Com a adesão dos três estados, fica completa a lista de unidades da federação signatários do pacto. Amazonas foi o segundo a aderir, protagonismo que mobilizou os outros estados

Durante reunião na sede do governo do Amazonas, nesta quinta-feira (9/11), na presença do ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, o governador Wilson Lima recebeu os governadores Gladson Cameli (Acre), Antonio Denarium (Roraima) e o governador em exercício Sérgio Gonçalves (Rondônia) para assinatura do Pacto pela Governança da Água junto à Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA). Com isso, todos os estados brasileiros e o Distrito Federal são signatários do pacto.

O governador Wilson Lima destacou a importância da parceria com a ANA para a gestão dos recursos hídricos no Amazonas, cumprindo metas com índice superior a 93%, e lembrou que o estado foi o segundo do país a aderir ao Pacto pela Governança da Água.

Segundo o governador Wilson Lima, o protagonismo do Amazonas ao se comprometer em aplicar instrumentos da Política Nacional e Estadual de Recursos Hídricos no Amazonas, visando uma gestão adequada dos Recursos Hídricos e segurança em barragens, incentivou os outros estados da região a adotarem o mesmo mecanismo.

“O estado do Amazonas tem uma parceria já de algum tempo com a ANA. Só no nosso governo, a gente já está indo para o terceiro programa Progestão III, com investimentos na ordem de R$ 7 milhões e a gente tem todos os anos atingido as metas. Fomos o segundo estado brasileiro, depois do Amapá, a assinar o Pacto pela Governança da Águas”, destacou o governador Wilson Lima.

Segundo Waldez Góes, que gere o ministério do qual a ANA é vinculada, além da adesão ao pacto concluído nessa fase, o próximo passo da agência é cumprir um calendário intenso das parcerias, com capacitações, repasse de recursos, medição desses indicadores e avaliação permanente.

“Tem realmente um trabalho gigante aí pela frente, mas que vai melhorar os resultados do Brasil em relação aos indicadores que dizem respeito à governança da água”, avaliou o ministro da Integração e Desenvolvimento Regional.

Participaram do encontro, além do ministro e governadores, o presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas, deputado Roberto Cidade; o diretor-presidente interino da ANA, Felipe de Melo, e outros representantes da agência e dos governos estaduais.

“A intenção do pacto é trazer esse fortalecimento da governança da água, de forma geral, do aprimoramento da relação entre os governos federal e estadual. Especificamente com o que foi colocado, temos a intenção de uma atuação sempre preventiva”, afirmou o diretor-presidente interino da ANA.

Fotos: Diego Peres e Alex Pazuello / Secom

Fotos: Diego Peres e Alex Pazuello / Secom

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo