AMAZONASCULTURADESTAQUEEMPREENDEDORISMO

Festa do Cupuaçu resgata contribuição do povo Waimiri Atroari na história de Presidente Figueiredo

Mais de 30 mil pessoas participaram do primeiro dia do evento que teve apresentação do coral municipal, concurso de beleza, duelo dos bumbás e show com a banda Companhia do Calypso

A primeira noite da 31ª Festa do Cupuaçu e XXV Feira da Agroindústria, Negócios e Economia Criativa, nessa sexta-feira (28/07), foi marcada pelo resgate histórico da presença do povo Waimiri-Atroari em Presidente Figueiredo, com a encenação, por artistas locais, da lenda do Cupuaçu, planta abençoada por xamãs e administrado a mulheres grávidas e recém-casados que queriam ter filhos, de acordo com as suas crenças e costumes.

A prefeita Patrícia Lopes deu boas vindas ao público presente e disse que o evento foi pensado para reforçar a imagem do município como um dos principais atrativos turísticos do estado e, principalmente, fomentar negócios e gerar emprego e renda aos empreendedores locais, dando mais maior visibilidade a identidade cultural do município.

“Sejam todos muito bem-vindos e tenham um excelente evento. Nós planejamos tudo para que este evento seja inesquecível, pra quem veio se divertir, e para os nossos munícipes que estão colocando à venda seus produtos, dos derivados de cupuaçu ao nosso artesanato”, afirmou Patrícia.

Um público estimado em 32 mil pessoas, entre visitantes e moradores locais, acompanharam a programação que começou por volta das 20h, com a apresentação do Coral Cênico Municipal, formado por crianças e adolescentes, alunos de escolas públicas municipais, e seguiu com o desfile, em traje típico, das 12 candidatas finalistas do concurso Rainha do Cupuaçu 2023, o desfile dos bumbás com o levantador de toada David Assayag, pelo Garantido, e apresentador do Caprichoso, Edmundo Oram.

Os artistas parintinenses protagonizaram dois momentos marcantes durante o desafio dos bumbás. Felipe, o primogênito da prefeita Patrícia Lopes, de oito anos, fã do bumbá Garantido, cantou junto com David Assayag, a toada Lamento de Raça, de Emerson Maia, em homenagem à mãe e emocionou o público.    

A atração nacional da noite, a banda Companhia do Calypso, subiu ao palco por volta da meia noite e não deixou ninguém ficar parado. Além de sucessos do “Homem Safado”, “Ânsia”, “Tchic Bum”, “Faltou Coragem”, “Chá de Semancol”, “Diário”, “Complicada”, as vocalistas interpretaram alguns clássicos da sofrência, levando o público a cantar e dançar junto.

Nos intervalos das apresentações, a DJ Laila Abreu e seus dançarinos não deixaram ninguém ficar parado.

Sucesso de público e vendas

De acordo com informações divulgadas pelo Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), 36 mil pessoas circularam pelos locais onde ocorrem as apresentações na noite de sexta-feira e madrugada de sábado. Somente na Praça da Cultura, durante as apresentações, foram mais de 25 mil pessoas circulando, entre o desfile das candidatas e o show da banda Companhia do Calypso. Mais de 2,2 mil veículos, entre carros pequenos e ônibus de fretamento chegaram à cidade na sexta-feira.

O reflexo da presença do público se refletiu nas vendas das barracas de alimentação, instaladas entre as duas praças onde acontecem os shows e a XXV Feira da Agroindústria, Negócios e Economia Criativa. “A gente vendeu tudo que trouxe”, contou dona Mirtes Lima, que junto com a nora vendeu mais pratos feitos de churrasco, farofa, arroz e maionese.

A doceira Ivanete Linhares, que trouxe para uma variedade de doces e licor a base de cupuaçu terminou a noite animada com as vendas. “Fazia tempo que a gente não tinha uma oportunidade tão boa para vender os nossos produtos. Está sendo maravilhoso”.

Organização e Segurança

Com cerca de 500 agentes das polícias civil, militar e rodoviária federal, além da Guarda Civil Metropolitana e Corpo de Bombeiros, fazendo a segurança da festa, o primeiro dia de evento foi considerado tranquilo pelos organizadores e também pelo público que destacou a organização como um dos principais atrativos da festa.

O manauara Lucas de Souza, 23 anos, designer publicitário, veio para Presidente Figueredo acompanhado de um grupo de amigos e elogiou a estrutura da festa. “Tudo muito organizado. A gente se sente seguro pra curtir sem preocupação a festa”.  

Inclusão

Na 31ª Festa do Cupuaçu, a prefeitura de Presidente Figueiredo ampliou o acesso das pessoas com decência ao evento. Além de camarote exclusivo, os principais show da noite contaram com interprete de libras. Tanto a Praça da Cultura, quanto a Praça da Vitória, possuem rampas de acesso para áreas onde ocorrem as apresentações artísticas.

Programação de sábado

• Local: Urubuí

10h – Frente de Casa

11h – Afonsinho Linhares

12h – Renatinho e Cileno

14h – Meu Xodó

16h – George Japa

DJ Layla Abreu nos intervalos

• Local: Praça da Cultura

19h – As Patroas

20h30 – Lobinho e Banda

22h – Arlindo Neto

DJ Ney nos intervalos

• Local: Praça da Vitória

20h – Douglas Lahan

21h – Desfile ‘Rainha do Cupuaçu’

22h30 – Maykinho Feras do Forró

0h – Nattan (atração nacional)

2h – Tarcísio do Acordeon (atração nacional)

DJ Pedro Diaz nos intervalos.

Fotos: Tamyres Cunha e Paula Oliveira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo