DESTAQUEESPECIAL PARINTINS 2023

Ministério da Cultura confirma chegada de Margareth Menezes em Parintins, nesta sexta-feira

Agenda na ministra na Ilha Tupinambarana começa às 10h, com visita a Praça dos Bois, Bumbódromo e outros pontos turístico e, a noite, ela participa da abertura do 56° Festival Folclórico

Em sua primeira visita à região norte do país, a ministra da Cultura, Margareth Menezes, participa do 56º Festival Folclórico de Parintins nesta sexta-feira (30/06). Marcado pela disputa entre os Bois Caprichoso e Garantido, o evento é considerado a maior manifestação cultural da região, reconhecido como Patrimônio Cultural do Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), órgão vinculado ao Ministério da Cultura (MinC).

“Esse Festival é um dos mais importantes eventos do país pela sua pujança e pelo simbolismo que traz para a região amazônica. Além de retratar a nossa cultura e a nossa história, o evento gera desenvolvimento econômico, atraindo turistas, gerando emprego e renda”, destaca Margareth Menezes.

Na Ilha Tupinambarana, a agenda da ministra tem início às 10h30, quando ela ministra visitará a Praça dos Bois, o Bumbódromo e o Liceu de Arte e Ofícios Claudio Santoro. Em seguida, fara city tour pela Orla da Cidade e aos Currais dos Bois Caprichoso e Garantido e, na Praça da Catedral de Nossa Senhora do Carmo, conhece o Turistódromo, a Feira Gastronômica, a Estação da Cultura, a Feira de Artesanato dos Povos Originários e a Catedral.

À noite, a partir das 20h, é a vez de assistir as apresentações de Garantido, que abre a primeira noite, e de Caprichoso, na arena do Bumbódromo.

De acordo com o secretário de Economia Criativa e Fomento Cultural, Henilton Menezes, que acompanha a ministra na agenda no Amazonas, a festa de Parintins é um dos maiores exemplos da força da economia criativa de um território.

“É uma movimentação que traz muita riqueza. Pela quantidade de pessoas empregadas, pelo movimento turístico, onde todos os hotéis e restaurantes ficam lotados. As pessoas não têm a menor dimensão de quão grande é esse festival comparável, inclusive, ao Carnaval do Rio de Janeiro, em termos de força simbólica”, afirma.

O Festival conta com recursos da Lei Rouanet e, neste ano, foi aprovada no MinC a captação de R$ 7,2 milhões junto aos patrocinadores.

“Por meio da Lei Rouanet, os produtores captaram, até o início da semana, R$ 4,5 milhões e podem continuar captando”, explica o secretário, que considera importante a participação do ministério.

“Há um certo conceito de que a Lei Rouanet não atende as regiões mais distantes do eixo Sudeste e Sul. Sem essa lei, esse festival não aconteceria. Então, eu acho que a presença do MinC é importante para dar visibilidade a essa manifestação. É uma forma de mostrar que a lei de incentivo à cultura é fundamental para esse tipo de atividade e de sinalizar a importância que esta gestão dá para essa manifestação folclórica do nosso país, tão diversa do que a gente encontra nas outras regiões brasileiras”, concluiu.

A comitiva ministerial inclui a secretária dos Comitês de Cultura, Roberta Martins, o diretor de Articulação e Governança da Secretaria dos Comitês de Cultura, Pedro Vasconcelos e o diretor do Departamento de Patrimônio Imaterial do IPHAN, Deyvesson Israel.

A participação da ministra Margareth Menezes atende ao convite do governador do Amazonas, Wilson Lima, que esteve em Brasília no final de abril, acompanhado de representantes dos Bois Garantido e Caprichoso, e oficializou o chamado.

Com informações da assessoria do MinC

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo