AMAZONASDESTAQUEPOLÍTICA

Vereadores de Manaus cobram celeridade para escolha de superintendente definitivo da Suframa

Criada há 56 anos, autarquia administra a política de incentivos fiscais do modelo Zona Franca de Manaus, principal matriz econômica do estado do Amazonas

Vereadores da Câmara Municipal de Manaus (CMM) cobraram celeridade para a escolha do superintendente definitivo da Zona Franca de Manaus (Suframa), que está há 59 dias sem um dirigente. O assunto ganhou notoriedade nesta terça-feira (28/02), dia em que a autarquia e principal modelo de desenvolvimento econômico do Amazonas, completam 56 anos de existência,

Em janeiro de 2023, Ana Maria Souza, funcionária de carreira da superintendência, foi anunciada como superintendente interina da Suframa. No mês seguinte, o economista Marcelo Souza Pereira foi nomeado para cumprir a função também de forma interina. Desde então, nenhuma articulação foi feita para que autarquia tivesse um representante definitivo.

“Sempre a Câmara Municipal de Manaus esteve atenta aos movimentos contrários a esse modelo e não vai ser diferente agora. Nós estamos chegando ao final de fevereiro, já são 60 dias, vamos entrar março, e há uma indefinição por parte do Governo Federal com relação à Superintendência da Zona Franca de Manaus”, destacou o vereador Mitoso (PTB).

O vereador Peixoto (Pros) também falou sobre o assunto e criticou a demora para a escolha do novo superintendente.

“Nas fábricas do Distrito Industrial há placas dizendo ‘estamos há tantos dias trabalhando sem acidentes’, mas poderíamos fazer uma placa dizendo: ‘estamos há 59 dias trabalhando sem um superintendente definitivo porque nós estamos no segundo superintendente interino’”, criticou o parlamentar.

O parlamentar Diego Afonso (União Brasil) sugeriu a criação de uma moção por parte do parlamento municipal para acelerar o processo de escolha de um novo superintendente.

“A nossa missão é muito grande de refletir e ao mesmo tempo clamar por uma decisão do Governo Federal urgente. São 59 dias de instabilidade que o corpo técnico hoje toca aquela superintendência, mas é preciso essa casa de fato fazer uma moção e pedir urgência da nossa bancada federal”, afirmou.

Decreto 288/1967

Instituída pelo Decreto de Lei nº 288/1967, a autarquia reformulou as diretrizes da ZFM, criada inicialmente para operar como Porto Livre.

No decorrer da sua história, a Zona Franca de Manaus passou por vários desafios, atualmente abrigando um dos principais parques industriais do País, com aproximadamente 500 empresas instaladas, fatura mais de R$ 170 bilhões e gera cerca de meio milhão de empregos, entre diretos e indiretos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo