DESTAQUETURISMO

Com mais de 200 atrativos turísticos visitáveis, Presidente Figueiredo conclui Plano de Ordenamento Turístico

Construção do POT ocorreu de maneira participativa, contando com a contribuição do trade turístico e várias entidades da cadeia produtiva do turismo, incluído órgãos ambientais

Após alguns meses de trabalho, audiência pública e debates, a prefeitura de Presidente Figueiredo concluiu o Plano de Ordenamento Turístico (POT), elaborado com ajuda de integrantes do trade e sociedade local, por meio de uma parceria com a Empresa Amazonense de Turismo (Amazonastur) e Sebrae-AM. Também está pronto o Inventário da Oferta Turística do município.

O Plano, tem por objetivo planejar e organizar as ações futuras da gestão municipal para o desenvolvimento do turismo de forma organizada e sustentável, foi entregue nesta quarta-feira (14/12), pela equipe do Sebrae Amazonas, junto com Inventario Turístico do Município, ao titular da Secretaria Municipal de Turismo, Empreendedorismo e Comércio (Semtec), Edvan Carias.

O secretário lembra que o processo de construção do Plano passou por uma mobilização da sociedade com ações de sensibilização e capacitação relacionadas às atividades turísticas.

Audiência Pública realizada para tratar sobre o Plano de Ordenamento Turístico de Presidente Figueiredo

“A construção ocorreu de maneira participativa, contando com a contribuição do trade turístico e várias entidades da cadeia produtiva do turismo, e, em especial, por ser Presidente Figueiredo um município que tem uma biodiversidade extraordinária, tivemos a participação órgãos e entidades ligadas a defesa e proteção do meio ambiente, como a secretaria municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) e Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), além da comunidade figueiredense”, explica Edvan Carias.

Construção do POT ocorreu de maneira participativa, contando com a contribuição do trade turístico e entidades da cadeia produtiva do turismo

O secretário reforça que, ao longo da criação do plano, foram realizadas audiências públicas, com a participação da população, instituições, empresários, artistas, artesãos e todos ligados ao turismo, foram ouvidos. Além disso, foram feitas capacitações que serão aplicadas com a finalidade de criar estratégias para fortalecer e divulgar os potenciais turísticos do município, tanto na zona rural, quanto na sede.

Secretário Edvan Carias com os atores Danilo Mesquita e Giovanna Lancellotti, na gravação da sequencia do filme Ricos de Amor 2

“Me sinto orgulhoso de estar participando dessa entrega importante que é o Inventário da Oferta Turística e o Plano de Ordenamento Turístico de nosso município, que com certeza fará toda a diferença para o turismo e a economia da nossa cidade. Afirmo dizer que Presidente Figueiredo tem dado importantes passos em direção ao fortalecimento e potencialização da construção dessa matriz econômica tão importante para nosso município que é o Turismo, pois agora com o diagnóstico e o Plano de Ordenamento Turístico em mãos poderemos avançar, de forma ordenada, organizada, e trabalhar um turismo sustentável e responsável, ainda mais”, ressalta Edvan Carias.

Fotos: Divulgação

Pular para o conteúdo