Notícias Corporativas

Arquiteto projeta casa invertida para solucionar desafio de declive do terreno

Uma residência de 507 m² com necessidades inusitadas: esse é o projeto da Casa Átrio, assinado pelo arquiteto Marcos Sonego. Localizado em Criciúma, Santa Catarina, trouxe um desafio criativo para os profissionais envolvidos. 

Tudo começou com a escolha do terreno junto aos clientes, uma família com dois filhos adolescentes. O local tinha um declive de 4m e, por isso, precisou de algumas soluções diferenciadas para que funcionasse de acordo com o desejo dos moradores.

“Eles solicitaram que a piscina estivesse no solo e que as áreas sociais estivessem no mesmo nível. Como a orientação solar dos fundos é mais adequada à piscina, esses espaços ficariam abaixo da rua”, conta o arquiteto. Assim, o acesso principal, o hall, os quartos e a garagem foram construídos na altura da alameda. Resumindo: uma casa invertida.

O encaminhamento do térreo ao andar inferior é feito através de uma escada solta, ladeada por um átrio (que dá nome ao projeto), o coração verde da casa, banhado de luz natural, criado para os momentos de descanso entre a família e os amigos.

Ao entrar na residência, a decoração inclui aplicação de materiais com texturas orgânicas, cores neutras e traços puros, que entram em sinergia com a proposta arquitetônica. O couro, a madeira e a pedra natural também marcam presença nos ambientes.

Procurando harmonia e um estilo atemporal, Marcos Sonego escolheu os porcelanatos da Portinari para revestir toda casa. Do piso geral da área social até a piscina, passando pelas paredes e pisos, cada cantinho recebeu esse conceito. As coleções foram cuidadosamente selecionadas. O acabamento polido, natural, antiderrapante e urbano da Munich. A piscina ganhou o revestimento Atlantis no formato 20×20 e os relevos hexagonais do Love, crriando uma superficie que estimula o toque, om a linha Sensorial.

“Praticidade foi um fator determinante para a escolha dos revestimentos. Aliada à estética marcante, obtivemos o resultado sonhado por essa família”, afirma o profissional.

 

Pular para o conteúdo