DESTAQUE

Presidente Figueiredo ganha iluminação pública de qualidade, com sustentabilidade e segurança

Cerca de 2 mil luminárias serão substituídas por lâmpadas de LED que farão o consumo de energia cair em até 60%, gerando economia aos cofres públicos e menor impacto ao meio ambiente

Em breve toda sede do município de Presidente Figueiredo (a 117 quilômetros de Manaus) terá a iluminação pública modernizada, com a chegada do programa Ilumina+ Amazonas, executado pela Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), do governo do Estado.

O trabalho de instalação das luminárias começou pela avenida Onça Pintada, no bairro Galo da Serra, nesta quinta-feira (11/08) e se estenderá por toda a cidade, além da zona rural do município, onde serão contempladas, inicialmente, as comunidades Marcos Freire (km 13), São Miguel (Km 50) e Vila de Balbina, na AM 240 (estrada de Balbina) e as comunidade do Canoas, Rumo certo e Nova Jerusalém km 179, na BR 174.

A prefeita do município, Patrícia Lopes, destaca a importância da parceria com o governo do Estado, que tem viabilizado a execução de obras para melhoria da qualidade de vida da população e desenvolvimento econômico de Presidente Figueiredo.

“O Ilumina + Amazonas vai impactar positivamente na vida dos moradores, que poderão realizar atividades físicas e transitar com mais segurança pelas ruas da cidade à noite, assim como também para os turistas, que se sentirão mais seguros nos passeios noturnos e visitas às áreas turísticas”, afirmou Patrícia Lopes, durante o lançamento do programa no município na última quarta-feira.

De acordo com o coordenador executivo da UGPE, engenheiro civil Marcellus Campêlo, o programa fará a substituição de 1,3 mil luminárias a vapor de mercúrio, vapor metálico e vapor de sódio, por luminárias de LED. “O programa vai alcançar a sede do município e comunidades rurais de Presidente Figueiredo”, disse ele.

De acordo com o coordenador, os investimentos do governo do Amazonas para modernizar a iluminação na cidade somam R$ 3,1 milhões e a conclusão dos trabalhos está prevista ainda para este mês de agosto.

Sustentabilidade

Além da maior claridade, as luminárias de LED garantem economia de até 60%, em média, aos cofres públicos, devido à sua eficiência energética. São também a alternativa mais sustentável para o meio ambiente, por não possuírem mercúrio ou outras substâncias tóxicas em sua composição.

Balanço

O programa Ilumina+ Amazonas, que deve alcançar 27 municípios até dezembro, avança em ritmo acelerado no interior do Estado, onde já alcançou 13 municípios e sete comunidades rurais, com mais de 25,1 mil pontos de iluminação de LED implantados. Em nove cidades, os serviços foram concluídos. Ainda este mês, o Ilumina+ está previsto para chegar ao Distrito de Santo Antônio do Matupi, em Manicoré. Os próximos municípios contemplados são Eirunepé, Carauari, Benjamin Constant, Tabatinga, Boca do Acre e São Gabriel da Cachoeira

Foto: Jonathan Silva/Prefeitura de Presidente Figueiredo e Júnior Silva

Pular para o conteúdo