COLUNASDr. Euler RibeiroMOMENTO SAÚDE

É tempo de pupunha e de melhorar a imunidade e a silhueta

Euler Ribeiro (*)

A pupunha é o fruto da pupunheira, uma espécie de palmeira nativa da região amazônica que pode atingir mais de 20 metros de altura e produz cerca de 5 a 10 cachos por ano. Cada cacho de pupunha contém aproximadamente 100 frutos, podendo chegar até 400 frutos por cacho. Além dos frutos – que é consumido cozido, do caule da pupunheira se extrai a variedade de palmito pupunha, bastante popular em todas as regiões do país.
Fonte de fibras, a pupunha garante saciedade e é indicada para a perda de peso. Além de ser fonte de minerais importantes, a pupunha também é rica em fibras alimentares. Por isso, ela concede mais saciedade e ajuda no funcionamento do intestino.
Além de saborosa, pupunha é fonte importante de ferro, potássio e cálcio. Esses minerais são indicados, respectivamente, para a saúde do coração, dos músculos e ossos. Por isso, é muito importante incluí-los na alimentação diária.
Interessante, né? Para que você conheça um pouco mais a fundo a pupunha e os benefícios do consumo dela para saúde, acompanhe o podcast Momento Saúde, com o Doutor Euler Ribeiro, no Valor Amazônico.

* Euler Ribeiro é médico, doutor em Medicina e Ciências da Saúde pela PUCRGS (2006) e PhD em Geriatria e Gerontologia. É Membro Efetivo da Cadeira número oito da Academia Amazonense de Letras. Atualmente é Reitor da FUnATI, professor titular da UEA e coordenador do Curso de Pós-graduação em Gerontologia e Saúde do Idoso da Escola Superior de Ciências da Saúde da UEA. Além disso, é professor convidado da UERJ, da UnB, e da PUCRSG.

Pular para o conteúdo