COVID-19DESTAQUE

Após sessões de fisioterapia e atividades físicas, mais 80 pacientes tratados no projeto RespirAR recebem alta

Iniciativa que começou na Vila Olímpica, já realizou 66 mil consultas, atendendo um total de 14 mil pacientes em suas 10 unidades de atendimentos espalhadas pela capital amazonense

Gabriela Luiza Souza, 34, foi acometida pela novo coronavírus e ficou 19 dias entubada e 30 dias internada. Ela faz da turma de114 pacientes que se recuperaram das sequelas deixadas pela covid-19, por meio do projeto RespirAR, criado pelo governo do Amazonas para ajudar a população amazonense no enfrentamento a pandemia.

“O RespirAR foi de extrema importância na minha reabilitação, porque foi através dele que estou retomando minha independência. Sair do hospital sem conseguir caminhar, de cadeira de rodas, não conseguia ficar de pé e o projeto me ajudou nesse processo, uma vitória pela vida que me deixa muito feliz”, destacou Gabriela.

Coordenado por meio da Fundação Amazonas de Alto Rendimento (Faar), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), de forma intersetorial, o projeto começou na Vila Olímpica de Manaus e hoje está espalhado por mais dez unidades.

Após receber a alta, na última sexta-feira (18/02), Gabriela Souza contou que não conseguia andar e tinha inchaços nos membros superiores e inferiores, além de dificuldade respiratória e dores no corpo. Com sequelas, através do programa do Governo do Amazonas, Gabriela recuperou sua independência.

“O RespirAR é um projeto no qual a gente apostou e hoje já vemos os resultados. Eu quero cumprimentar a todos os profissionais que fazem parte do RespirAR e que estão no dia a dia, acompanhando pessoas que estiveram no leito de UTI, à beira da morte e hoje estão saudáveis, praticando esporte e podendo voltar à normalidade das suas vidas, disse o governador Wilson Lima, que entrou o certificado de alta aos 83 pacientes que concluíram o ciclo de tratamento, na sexta-feira.

Até este momento, o RespirAR já realizou 66 mil consultas, atendendo um total de 14 mil pacientes em suas 10 unidades de atendimentos espalhadas pela capital amazonense. O projeto conta com um quadro de 78 fisioterapeutas, 23 profissionais de educação física, 29 estagiários de educação física, além de 7 técnicos de enfermagem.

“O governador, através de suas políticas públicas no combate à pandemia, lançou o projeto RespirAR, que trata dos pacientes que tiveram sequelas da covid-19. Ou seja, hoje, o governo trata da vacinação, da testagem e daqueles que tiveram a Covid-19. O RespirAR abraça esses pacientes, cuida da parte pulmonar por meio da fisioterapia e, quando este paciente está preparado, ele é direcionado para a área de Educação Física. Desta forma, o projeto já gerou mais de 66 mil atendimentos, atendendo mais de 14 mil pacientes”, destaca Jorge Oliveira, diretor-presidente da Faar.

Unidades

Além da Vila Olímpica, projeto RespirAR está presente em três Centros de Convivência estaduais, quatro Policlínicas, dois Centros de Atenção Integral à Melhor Idade (Caimi), agindo desta forma, em diferentes zonas urbanas de Manaus.

As pessoas com sequelas pós-covid-19 podem procurar uma unidade de saúde para serem inseridos no Sistema Nacional de Regulação (Sisreg). Após obter autorização do sistema, o paciente recebe encaminhamento para a consulta de fisioterapia, onde é avaliado e determinado o tratamento adequado para o seu caso, o que inclui a quantidade de sessões de fisioterapia.

Foto: Lucas Silva/Secom

Pular para o conteúdo