DESTAQUEECONOMIA

Receita paga lote residual de restituições de quem caiu na malha fina no último dia de janeiro

Mais de 240,7 mil contribuintes que caíram na malha fina na declaração nos últimos anos e regularizaram a situação vão receber a restituição no dia 31 de janeiro. Consultas já podem ser feitas

As consultas a um lote residual de restituições do Imposto de Renda de Pessoa Física 2021, referente ao ano-base 2020, e também relativa a anos anteriores já estão liberadas na página da Receita na internet, pelo aplicativo para tablets e smartphones. Os lotes residuais são os de contribuintes que caíram na malha fina do IR, mas depois regularizaram as pendências.

De acordo com informações divulgadas pela Receita, ao todo, 240.744 contribuintes receberão R$ 281,9 milhões em 31 de janeiro.

Desses, R$ 96,66 milhões são de contribuintes com prioridade no recebimento dos valores, ou seja, idosos, pessoas com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave e aqueles cuja maior fonte de renda seja o magistério.

Em setembro, a Receita Federal informou que quase 870 mil contribuintes caíram na malha fina do Imposto de Renda 2021. Os principais motivos de retenção na malha foram omissão de rendimentos sujeitos ao ajuste anual, de titulares e dependentes declarados (41,4%); deduções da base de cálculo, principal motivo de dedução – despesas médicas (30,9%);divergências no valor de IRRF entre o que consta em Dirf e o que foi declarado pela pessoa física (20,0%); motivados por deduções do imposto devido, recebimento de rendimentos acumulados, e divergência de informação sobre pagamento de carnê-leão e/ou imposto complementar (7,7%).

Foto: Divulgação

Pular para o conteúdo