AMAZONASCOVID-19DESTAQUE

Prefeitura de Novo Airão endurece restrições e aumenta quadro da saúde para conter avanço da covid-19

Com quadro da saúde reduzido em 30%, em decorrência da pandemia, prefeito Frederico Júnior, abriu processo seletivo e decretou novas medidas restritivas para evitar aumento de infectados

O prefeito de Novo Airão, Frederico Paes Júnior, determinou nesta segunda-feira (24/010 que a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), abra processo seletivo para contratação de profissionais da área de saúde para intensificar as ações de combate à covid-19.  As contrações de enfermeiros e técnicos de enfermagem, tem por objetivo reforçar o quadro de funcionários das Unidades Básicas de Saúde (UBS) e da Unidade Hospitalar do Município, que tiveram uma redução de 30%, com o afastamento de funcionários em decorrência da doença.

Com o avanço dos números de novos casos de covid-19, o município registrou 330 casos, nas últimas duas semanas, o prefeito Frederico Paes Júnior (PSC) também vai decretar novas medidas preventivas para conter o avanço da nova variante.

O decreto suspende a realização de todos os eventos públicos municipais. Também fica proibido o funcionamento de bares com som ao vivo e a lotação não pode exceder a 50% da capacidade de atendimento. “Essa é a forma que vamos adotar para segurar o avanço da doença e proteger a população, principalmente os que não completaram o ciclo vacinal e que ficam mais vulneráveis ao risco de internação e, até mesmo, de perder a vida”, alerta o prefeito.

A procura por medicamentos na farmácia popular (municipal) sofreu elevação. Para assegurar o tratamento dos pacientes, o secretário municipal de Saúde, Raimar Carvalho de Araújo, informou que está acompanhando o quadro de infecções e o atendimento à população. Ele também garantiu que o município está providenciando a compra de mais medicamentos para manter a distribuição. O secretário explicou que, diante da grande procura, os remédios estão em falta junto aos fornecedores, mas a Prefeitura está na busca, em outros centros de venda.

O prefeito Frederico Júnior também fez um apelo para que a população contribua de forma mais decisiva nessa luta acatando as medidas preventivas contra a Covid-19 e que procurem as UBSs para completar o ciclo vacinal. “Essa é a única arma que existe para mantermos o nosso município em segurança contra a pandemia. Estamos fazendo o nosso dever, mas as pessoas precisam fazer a parte delas. A responsabilidade é de todos para que possamos combater essa nova variante e voltar à normalidade”.

A enfermeira da Semsa, Gabriela Lima, também reforça o alerta sobre a necessidade de as pessoas infectadas seguirem o tratamento corretamente e cumprirem a quarentena (isolamento) para a contenção da doença.

Entre as ações, foram determinados ainda a descentralização do posto de vacinação, passando a ser feita em todas as UBS, inclusive na zona rural, e o funcionamento, no sábado, das unidades José Paulino, no bairro Santo Elias, e José Eurípedes, no centro, para atendimento das pessoas com sintomas de infecção. O funcionamento ocorre, pela manhã e à tarde, com triagem ambulatorial, realização de exame, receita e entrega de medicamentos.

Pular para o conteúdo