DESTAQUESAÚDE

Amazonas disponibilizando testes de detecção da covid-19 em UBS e unidades de urgência e emergência

Testagem está sendo prioritária na classificação dos pacientes com sintomas gripais. Para agilizar esse processo, a SES-AM ampliou a oferta do teste de antígeno, que libera o resultado de forma mais rápida

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) está intensificando a testagem de detecção da covid-19, em Manaus, e orientando a população com sintomas gripais a procurar o primeiro atendimento em uma Unidade Básica de Saúde (UBS), mais próxima de casa, com o objetivo de fortalecer o enfrentamento da pandemia do novo coronavírus.

A SES-AM orienta os pacientes com sintomas gripais mais frequentes, como coriza, tosse e dor de cabeça, a buscar assistência em uma UBS. Sintomas mais graves, como dificuldade para respirar, febre alta, os locais para atendimento são Unidades e Serviços de Pronto-Atendimento (SPAs e UPAs).

A testagem está sendo prioritária na classificação dos pacientes com sintomas gripais. Para agilizar esse processo, a SES-AM ampliou a oferta do teste de antígeno, que libera o resultado de forma mais rápida, e caso seja identificada a presença do novo coronavírus, é realizado o teste RT-PCR.

A secretária executiva de Assistência da Capital, da SES-AM, Adriana Elias, ressaltou que os testes são oferecidos na rede estadual de saúde para adultos e crianças sintomáticos.

“Nos SPAs e UPAs, quando há presença de pacientes com sintomas gripais é realizada a triagem, por meio do teste rápido de antígeno, e em caso positivo é submetido ao exame de RT-PCR para que possamos fazer a vigilância genômica. A testagem rápida para COVID-19 agiliza a conduta clínica e, imediatamente, a pessoa é submetida ao monitoramento, isolamento e o acompanhamento”, destacou.

A testagem também está sendo realizada nos pacientes internados para cirurgias, transferências ou que precisam de hospitalização por outras causas. Para esses casos, o teste realizado é o RT-PCR.

Para a secretária, a intensificação da testagem colabora para que o paciente imediatamente entre em isolamento e monitoramento, interrompendo a cadeia de transmissão da Covid-19.

“Toda a pessoa que apresentar sintomas gripais pode procurar uma UBS mais próxima da sua casa ou do seu trabalho. As UBSs, que pertencem às prefeituras municipais, realizam o atendimento das síndromes gripais leves e as unidades de pronto atendimento de urgência e emergência, como os SPAs e UPAs, realizam o atendimento de pacientes com sintomas mais graves, desconfortos respiratórios e síndrome respiratória aguda grave. Toda a rede de saúde da atenção básica e rede de urgência realiza o atendimento das síndromes gripais”, ressaltou a secretária da capital.

Desembarque

Além do atendimento nas unidades de saúde, as testagens para detecção da Covid-19 estão sendo realizadas no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, na Rodoviária e no Porto de Manaus, para os passageiros que desembarcam em Manaus por essas portas de entrada do estado.

Todas as amostras coletadas nesses locais com resultado positivo são encaminhadas para o laboratório do Instituto Leônidas e Maria Deane (Fiocruz-Amazônia), onde são submetidas a sequenciamento genético que identifica as linhagens do vírus.

“É importante que todas as pessoas que estão viajando e em trânsito para Manaus procurem fazer a testagem nesses pontos. As equipes de saúde estão disponíveis para identificar, de forma mais rápida, casos assintomáticos e até mesmo sintomáticos do novo coronavírus. No momento em que é detectada a contaminação, a pessoa recebe todas as orientações para o acompanhamento, monitoramento e isolamento para evitar a propagação da doença”, finalizou a secretária.

Fotos: Rodrigo Santos/SES-AM

Pular para o conteúdo