COVID-19SAÚDE

Vacina contra covid para crianças será distribuída na segunda quinzena de janeiro, anuncia Queiroga

“Na segunda quinzena elas começam a chegar e serão distribuídas como nós temos distribuído”, disse o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, anunciou, nesta segunda-feira (3/01), que as vacinas contra a covid-19 para aplicação em crianças de 5 a 11 anos começarão a chegar ao Brasil na segunda quinzena de janeiro.

Após o recebimento por parte do Ministério da Saúde, os imunizantes serão distribuídos ao Estados, responsáveis pelo repasse a cada um de seus municípios, como já ocorre desde o início da campanha de vacinação. Ainda não há, no entanto, um cronograma definido para o início da vacinação propriamente dita na faixa etária.

A pasta, porém, não possui um cronograma definido e ressaltou que uma decisão final sobre a vacinação deste público depende do resultado da consulta pública que está sendo finalizada. “No dia 5 de janeiro, após ouvir a sociedade, a pasta formalizará sua decisão e, mantida a recomendação, a imunização desta faixa etária deve iniciar ainda em janeiro”, disse o ministério em um comunicado.

Marcelo Queiroga ressaltou que a intenção do Ministério da Saúde é recomendar que crianças de 5 a 11 anos sejam vacinadas contra a Covid-19, desde que mediante a apresentação de prescrição médica e consentimento dos pais.
O imunizante usado será o fabricado pela Pfizer, único aprovado até agora pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para a ministração em crianças.

Queiroga disse ainda que o Brasil será um dos primeiros a distribuir vacinas para crianças. No entanto, outros países já vacinam o grupo desde ano passado, como é o caso de Estados Unidos, Israel, Alemanha, Portugal e da vizinha Argentina.
“Em relação a essa questão das crianças, ao contrário da narrativa, que é dissolvida pelos fatos, nós vamos ser um dos primeiros países a distribuir vacinas para as crianças”, afirmou o ministro.

Foto: Divulgação

Pular para o conteúdo