EDUCAÇÃO

Cetam contribui para inclusão digital com oferta de cursos de informática

Neste ano, a instituição ofertou 31.832 vagas nos cursos da modalidade para Manaus e o interior. Segundo o titular da Direi, major Guilherme Sette, o Cetam vem fortalecendo a oferta de cursos de informática

O governo do estado, por meio do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), não tem medido esforços para levar conhecimento à população e qualificar mão de obra. Dentre os cursos disponibilizados estão os de informática, levando em conta a importância da inclusão digital, uma vez que a tecnologia possui grande poder transformador na vida dos cidadãos, sejam eles jovens ou adultos.

Somente neste ano, o Cetam ofertou 31.832 vagas em cursos de Informática para a capital e interior do Amazonas, num total de 854 turmas. Dentre os cursos, a oferta maior foi de Informática básica (18.490 vagas); seguido por Informática Avançada/Word e Excel (7.569); Informática Avançada/Power Point (3.390); Informática Avançada (1.684); Corel Draw & Photoshop (267); Power Point Avançado (240); Informática Básica/idoso (90); Autocad 2D e 3D (80); e Informática Avançada/Word e Excel (22).

Mas não é somente por meio das inscrições periódicas anunciadas pelo Cetam que as vagas são ofertadas à população. Essas também são viabilizadas em parcerias firmadas junto ao Projeto Terceiro Setor, do Cetam, por meio da Diretoria de Relações Empresariais e Institucionais (Direi) e Centam Digital (Cedig), respectivamente setor e escola do Cetam.

Em 2021, dentro das 31.832 vagas ofertadas no geral, estão as 3.740 que são resultado das parcerias entre Direi/Cedig: 2.320 destinadas à Informática Básica; 940 para a Avançada/Word e Excel; 360 vagas voltadas a alunos de Informática Avançada/Power Point; 90 para Informática Básica/Idoso; e as 30 restantes para Autocad 2D e 3D.

Ampliação

De acordo com o diretor-presidente do Cetam, professor José Augusto de Melo Neto, os cursos oferecidos pelo Governo do Estado, por meio da instituição, enfatizam as habilidades técnicas e socioemocionais, além de serem dinâmicos.

“Com a pandemia houve uma demanda muito alta por competências digitais. E o Cetam, para poder manter o atendimento, adequou-se a isso. Em nossa estrutura já temos uma unidade – o Cedig – que trabalha com cursos de inclusão digital, de informática básica e avançada. E nossa proposta, para 2022, é ampliar esse atendimento, focando nessas habilidades.”

Segundo o titular da Direi, major Guilherme Sette, o Cetam vem fortalecendo a oferta de cursos de informática junto a organizações do Terceiro Setor, aquelas sem fins lucrativos.

“Essas parcerias têm sido fundamentais porque têm oferecido inclusão digital a quem precisa. O Cetam leva os cursos a comunidades afastadas, sejam em Manaus ou no interior do estado. As parcerias fortalecem o acesso à qualificação e à inclusão digital.”

Foto: Cleudilon Passarinho

Pular para o conteúdo