CACHO DE UVASDESTAQUE

Notáveis manauaras mensageiros dos vinhos finos

Tenho a impressão que esta deve ser a primeira lista a ser publicada com os nomes de alguns notáveis da capital manauara que se destacam no mundo da mais histórica e famosa bebida fermentada do mundo: O Suco da Bíblia. A ocasião, marcada pelas comemorações dos 352 anos  da nossa Manaus, exige, pois ainda não está distante a época na qual era impossível para grande maioria dos habitantes da Verdecap, degustar vinhos de qualidade com  frequência regular. Graças a atuação desses notáveis, tomamos rápido conhecimento através de informações que facilitam e permitem o acesso às novidades que chegam ao mercado. Por essas e outras razões, considero o momento atual muito oportuno para levar ao conhecimento público, a formidável atuação de alguns, dentre vários outros, que sem medir esforços, empenho, e desempenho, têm contribuído sobejamente para implementação, fortalecimento, e aprimoramento da cultura de consumo dos vinhos finos que ainda tem para percorrer diante de si, o longo e prazeroso caminho, que levará à conquista de milhares de novos enófilos. Importantíssimo considerar sempre, em relação a elaboração e consumo de vinhos no Brasil, o que sabiamente dizem os franceses: “FAZER BONS VINHOS NÃO É DIFICIL, O DIFICIL MESMO É ATRAVESSAR OS PRIMEIROS  200 ANOS”.  O bom de tudo isso é que a paixão pelos vinhos pode nascer como um piscar de olhos apenas. Foi assim comigo. Aqui em Manaus, passos importantes estão sendo dados, seja através da divulgação de fatos históricos, conhecimentos, benefícios, ou de muitos outros fatores fascinantes e curiosos que compõem desde o cultivo das uvas, elaboração, divulgação, até a comercialização dos nobres fermentados.

COMANDANTE ARTHUR NOGUEIRA – Empresário fundador em parceria com sua digníssima esposa D. Marisa da PANIFICADORA N.S. DE FÁTIMA, empreendimento de sucesso, que há 45 anos faz parte da história comercial do Amazonas.  “Seo” Arthur é um dos pioneiros da importação e comercialização de vinhos portugueses de todos os naipes, autêntico bacalhau norueguês e muitas outras iguarias da Terrinha para a Barelândia. O famoso pernil de leitão preparado com esmero e o talento culinário da D. Marisa, marcou uma época. Atualmente, as novidades tem a ver com as adaptações no formato do ambiente onde os “fregueses” são recebidos com toda fidalguia lusitana, e, ao respeitável portfólio de rótulos ao qual foram agregados novos rótulos de renomadas regiões produtoras do Planeta Vinho, sem deixar de lado o reconhecido padrão de hospitalidade que caracteriza o garboso e querido casal.

PEDRO STENIO GOMES – Enófilo que exerce, desde o princípio da implementação da cultura dos vinhos finos na metrópole amazônica, papel importante na evolução do movimento em prol do consumo do nobre fermentado, atuando como ator importante desde a fundação da primeira confraria manauara no início da década de 2.000, na seccional da SOCIEDADE BRASILEIRA DOS AMIGOS DOS VINHO – SBAV-AM.  Stenio, além de enófilo apreciador de vinhos de alta qualidade, hoje em dia, na condição de Diretor Secretário Ad Aeternum (para todo sempre) da Confraria CAMBADA DE EDWINE LOVERS MANAUS, situa-se como um dos principais protagonistas na promoção dos excelentes vinhos finos brasileiros. Como deve ser!

NICOLLE LOUREIRO E MÁRCIA TAKEDA – Competência, charme, beleza, e simpatia marcam as atuações dessas duas enófilas que se firmaram como responsáveis pelas primeiras ações envolvendo eventos de lançamentos de produtos inéditos como espumantes e vinhos tintos servidos em maquinas, como também o lançamento dos vinhos em latas, muito popular na Europa, e que agora começa a virar moda entre os jovens consumidores. Inesquecível a atuação das duas promovendo na distribuição de vinho em taças durante a realização de vários eventos na cidade. Aplausos para elas!!!!

LUCIANA FELICORI – Prima Donna del  Vino, empresária restauranteur, e enófila, Luciana fundou há 29 anos o RESTAURANTE SABOR A MI, marco inquestionável da boa mesa manauara, também considerado  “point’’ de encontro e principal sala de estar fora de casa, para inúmeros amigos e  clientes. O local é a personificação do jeito Luluzinha de ser, elegante, simpático e aconchegante.  Surfando na onda do desenvolvimento gastronômico, a casa oferece espaço intimista para enodegustações de confrarias, e, para todos que formam a clientela apreciadora de bons vinhos finos. Realce faz se necessário para algumas ampolas italianíssimas que repousam na adega particular da elegante anfitriã, reservadas para o exclusivo prazer dos frequentadores do local.

LUIZA FERNANDES, RODRIGO BLANCO, MOZART DA COSTA PIMENTEL– A realização do Curso de Sommelier Internacional que teve a chancela da renomada ISG, revelou e abriu para alguns privilegiados enófilos uma janela de muitas oportunidades profissionais que enseja neste momento, a grandiosa caminhada em direção a especialização. Considero o Curso da ISG,  divisor de águas símbolo para o continuar do desenvolvimento da implementação da cultura dos vinhos finos em Manaus, tendo em vista o aprimoramento da formação enológica dos graduados apreciadores do precioso néctar, que agora irão contribuir através dos conhecimentos adquiridos, para o surgimento de enófilos de uma nova “safra”.  Aplausos para todos os novéis diplomados!

ELAINE CRISTINA, DAYANE CASAL, FERNANDA CHAMI – Três profissionais que se dedicam com reconhecido profissionalismo à distribuição de vinhos de alta qualidade na cidade de Manaus. 

Elaine prima pelo ineditismo, revelando e entregando vinhos brasileiros, portugueses, uruguaios, argentinos e chilenos através da AMAZONVINO que aos pouco vem se firmando como competente empresa distribuidora de rótulos com elevado peso de qualidade, que faz questão de chamar a atenção da exigente clientela, para o inegável custo benefício que permeiam os produtos das entregas.

Dayane por sua vez, desde a fundação da BACOZON, revela para clientes e apreciadores, vinhos exclusivos das principais regiões produtoras em Portugal, e, ultimamente, surpreende os enófilos com rótulos e cepas do Leste Europeu que encantam. Mantem uma coluna radiofônica sobre vinhos através da qual compartilha com os ouvintes, informações importantes.

Fernanda, além da reconhecida expertise, revela e distribui centenas de rótulos exclusivos da franquia que representa através da descolada ADEGA GRAND CRU MANAUS, agora em dois endereços, conta com o apoio relevante de uma equipe bem treinada para servir, falando hospitalidade com competência e fluência. A Grand Cru Manaus, para completar o quadro de prazer ao alcance dos clientes, promove tradicionais sessões de Happy Hour nos fins de semana, embaladas pelo som da banda MY MANHATTAN JAZZ.

CRISTOVÃO BODE. Esse notável cozinheiro é o proprietário das casas de alimentação fora do lar nas quais o destaque vem para os clientes de forma espetacular, com reflexos do caráter e personalidade do dono da casa. A gastronomia de excelência que oferece através dos cardápios é singular e plural ao mesmo tempo. Na Tratoria Torino, Cristóvão agrega exclusividades da culinária italiana e, na nova Braceria Torino pratos de sua autoria à base de carnes nobres iniciaram em data recente uma nova tendência para a boa mesa. A Pizza de Banana, por exemplo, uma de suas criações originais, além de deliciosa iguaria, é considerada o indispensável “piece de resistance” por comensais que não dispensam a deliciosa sobremesa de jeito nenhum. Uma vez por mês na Torino Tratoria, os clientes são animados pelo swing de uma magnífica banda de jazz & blues.

PEDRO MISSIONEIRO – Foi o primeiro enófilo manauara a ministrar através de cursos rápidos, noções de conhecimentos básicos para iniciantes na cena vínica local. Estudioso dos vinhos, firmou-se como profissional que presta serviços de consultoria para grandes empresas e também atua na apresentação de vinhos para clientes. Pedro, reúne vasto conhecimento da matéria vinhos finos, e foi o primeiro presidente da pioneira e precocemente extinta CONFRARIA SBAV-AM.

JOACHIM SCHNORR – Sommelier Internacional, profundo conhecedor de várias regiões de onde se originam os grandes vinhos e padrões de qualidade, principalmente dos vinhos europeus, foi o responsável direto pela escolha e chegada do primeiro lote de vinhos finos em Manaus em meados da década de 90. Joachim exerce vários papéis de importância no gerenciamento das lojas da TOP INTERNACIONAL, empresa que deu início, através da importação pioneira de vinhos finos da Europa, a incontrolável revolução causada pela invasão de bons vinhos que hoje em dia evolui na cidade de Manaus.

EDMAR COSTA (in memoriam). Enófilo fundador das Confrarias SBAV-AM e CAMBADA DE WINE LOVERS MANAUS, Edmar se destacou contribuindo com ensinamentos que escoltavam as suas revelações nas inesquecíveis degustações, às cegas, apresentando, sempre, vinhos elaborados com cepas desconhecidas, exóticas e extraordinárias. Poucos são os enófilos que podem se vangloriar por terem “acertado” com certa frequência as uvas dos vinhos do Edmar. Figura querida de personalidade brilhante nos ambientes que frequentava, agora, é o ilustre habitante dos corações daqueles que tiveram o privilégio de desfrutar do seu convívio. Em sua homenagem o nome da confraria foi mudado para CONFRARIA DE EDWINE LOVERS MANAUS.

Grande Edmar Corujão, Deus te tenha!!

Pular para o conteúdo