TECNOLOGIA & INOVAÇÃO

Cetam Galileia oferece salas modernas, com design inovador

Nova unidade do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas fica localizada no conjunto Galileia, bairro Nova Cidade

Além de ampliar a oferta de cursos profissionalizantes para moradores da zona norte, a nova escola de educação profissional do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), traz um visual inovador em todos os ambientes, primando pela qualidade nos mínimos detalhes. O Cetam Galileia, inaugurado nesta quarta-feira (20/10) pelo governador Wilson Lima, fica localizado no conjunto homônimo do bairro Nova Cidade.

A identidade visual dos espaços do Cetam Galileia foi desenvolvida pela designer Duda Prestes, que se inspirou nos aspectos visuais brasileiros e amazônicos, principalmente a fauna e flora da região.

“Em diversos espaços tentei colocar elementos abstratos que representassem a natureza. Além disso, quis trazer para cada local uma atmosfera moderna e intensa.”

A artista explica que sua estética é uma mistura do minimalismo e modernismo, com uma grande característica do abstrato que abrange também os dois movimentos. “Figuras curvas e sólidas, com jogos de formas e cores vibrantes são marcantes em minhas ilustrações que estão presentes na escola”, ressaltou.

“Minhas maiores referências artísticas são artistas como Matisse, Tarsila do Amaral, Lygia Clark e uma forte influência do movimento Bauhaus e do Construtivismo Russo. Tem um pouco de cada conceito nas artes da unidade educacional”, explica.

Em cada sala foram criadas atmosferas diferentes. “Estudei elementos visuais para melhor vincular aos cursos sem sair da identidade visual desenvolvida para escola. E isso fez com que cada sala tivesse uma expressão visual única.”

Trilha sonora pedagógica

Além das inovações conceituais, o Cetam Galileia também conta com músicas temáticas. Ao todo, foram feitas cinco composições, uma para cada espaço pedagógico: artesanato, cozinha, corte e costura, informática e estética. As músicas foram criadas pelo músico Eberth Lucas Vasconcelos de Santana.

“A ideia sempre foi ser algo imersivo. Então, para cada ambiente, pensei em algo que completasse sonoramente a estética daquela sala”, explicou o artista.

“Para a cozinha, por exemplo, temos algo com referências de vários estilos. O jazz, o pop e o blues conversam entre si e representam essa riqueza de ingredientes da gastronomia”, ressaltou, completando que, para a trilha da sala da informática, a imersão foi a principal prioridade.

Lucas desenvolveu uma estética futurista, com sintetizadores e acordes suaves, misturando os instrumentos clássicos com um toque de tecnologia de teclados sintetizadores. “Todas as músicas seguem essa forma de trilha, que funciona e é feita especialmente para cada ambiente”, reforçou o compositor.

Investimento

O Cetam Galileia tem capacidade para atender 9 mil alunos por ano, sendo 2.250 a cada trimestre, com a oferta de cursos gratuitos.

A inauguração da nova unidade faz parte de um pacote de entregas do governador Wilson Lima para as celebrações pelos 352 anos de Manaus, no domingo (24/10).

Com investimentos de R$ 10.423.543,35, a nova unidade do Cetam tem 3.555,12m² de área construída, com seis salas de aula, 16 laboratórios, biblioteca, auditório para mais de 100 pessoas e estacionamento coberto. Localizada no conjunto Galileia, bairro Nova Cidade, a escola iniciará as aulas na segunda-feira (25/10) com mais de 2 mil alunos em 43 cursos, na modalidade presencial, em diversas áreas.

FOTO: Lucas Silva/Secom

Pular para o conteúdo