CIDADANIAEDUCAÇÃOSEGURANÇA

Seap realiza abertura do curso inédito de Ornamentação de Festas para grupo LGBTQIA+

Qualificação no CDPM 2 visa promover ressocialização e conhecimento a reeducandos de grupos específicos do sistema prisional

Proporcionando mais uma via para a capacitação profissional dos reeducandos do grupo LGBTQIA+ que cumprem suas penas no sistema prisional do Amazonas, a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), em parceria com a empresa cogestora New Life Gestão Prisional, realizou, nesta última segunda-feira (13/09), a abertura do curso inédito de Ornamentação de Festas no Centro de Detenção Provisória de Manaus 2 (CDPM 2).

Ao todo, a qualificação conta com a participação de 20 reeducandos LGBTQIA+, sendo 18 do Centro de Detenção Provisória de Manaus (CDPM 2) e dois do Centro de Detenção Provisória de Manaus 1 (CDPM 1). A carga horária será de 40 horas, e os internos irão aprender por meio de aulas práticas e teóricas conteúdos sobre ambientação, ornamentação, planejamento e organização de espaços festivos.

A oportunidade de continuar se profissionalizando na primeira turma de Ornamentação de Festas foi dada ao reeducando LGBTQIA+ Josué (nome fictício). No CDPM 2, ele já participou dos cursos de Corte e Escova e Manicure e destacou sua felicidade e expectativa para essa nova qualificação.

“Quero aprender tudo o que for possível sobre essa área. Eu conheço algumas técnicas, pretendo aprimorá-las aqui para quem sabe, no futuro, poder fazer disso uma profissão que me ajude a crescer na vida”, afirmou.

Presente na abertura, o diretor do CDPM 2, Márcio Pinho, falou sobre a importância de se ofertar cursos variados e inovadores dentro do sistema prisional. Segundo ele, a diversidade nas profissionalizações proporciona maiores oportunidades aos detentos.

“Ornamentação de festas é uma atividade que está gerando muitos empregos na cidade, pois todos os dias acontecem novos eventos que precisam dessa mão de obra. Então a gente espera qualificar esses detentos para que possam sair daqui tendo a oportunidade de poder crescer profissionalmente e se reinserir na sociedade”, disse.

Foto: Divulgação/Seap

Pular para o conteúdo