CIDADANIA

‘Transformar conhecimento em ação’ é tema da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla

As ações nacionais serão transmitidas pelo YouTube, no canal do Instituto Apae Brasil. E a programação local, será divulgada nas rede sociais da Apae Amazonas

Como forma de conscientizar a sociedade para a inclusão de todos, instituições chamam a atenção para Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual Múltipla que inicia neste sábado (21/08), e segue até o dia 28 de agosto. Com o tema “É tempo de transformar conhecimento em ação”, a campanha trará discussões sobre como o Brasil é a federação com uma das legislações mais atuais no que tange à defesa dos diretos da Pessoa com Deficiência, (PcD), porém, na prática, a maior parte do que se assegura a lei não é acessível a todos. No Amazonas, 16 entidades irão participar da Semana.

“O objetivo da campanha é provocar o debate nacional levando às pessoas em situação de deficiência intelectual e múltipla conhecimento sobre os seus direitos, a partir de conteúdos acessíveis sobre transporte, moradia, acesso à educação, saúde e assistência social, pensando em como assegurar que esses direitos se efetivem na vida diária”, afirma a presidente da Federação das Apaes do Estado do Amazonas (FEAPAES-AM), Socorro Gil.

De acordo com Socorro, as ações realizadas no estado, apresentam ao mesmo tempo um grande desafio e oportunidade. De acordo com a dirigente, as dificuldades logísticas e de comunicação no Amazonas por conta das grandes distancias, exigem dos amazonenses um pouco mais de esforço, sem, no entanto, desmotivá-los.

A FEAPAES-AM, desde 1963 desenvolve diversas atividades, em âmbito local, com o objetivo de fortalecer o trabalho já realizado e principalmente divulgar conhecimentos sobre as condições sociais das pessoas em situação de deficiência intelectual e múltipla, como meio de transformação da realidade, superando as barreiras que as impedem de participar coletivamente em igualdade de condições com as demais pessoas.

A campanha

A data foi introduzida no calendário nacional pela Lei 13.585/2017 e a campanha permeia os trabalhos desenvolvidos pelas instituições ao longo de todo o ano, como instrumento de defesa e garantia de direitos e mobilização social.   Anualmente um novo tema é definido assim como os objetivos, que buscam conscientizar a sociedade acerca de determinadas necessidades para inclusão plena.

Autonomia, protagonismo e independência, têm sido conceitos recorrentes às campanhas, importante ferramenta a promoção de uma atitude de eminência para com a pessoa em situação de deficiência intelectual múltipla em diversos campos da vida.

Temas

A nível nacional, as lives terão diversos temas, como “A família como agente de mobilização social na Apae”, “O protagonismo das pessoas com deficiência intelectual e múltipla na sociedade” e “A educação como elemento transformador”, além de apresentações musicais e as cerimônias de abertura e encerramento. As lives serão transmitidas pelo YouTube, no canal do Instituto Apae Brasil.

“A cada ano é definido um tema, que busca conscientizar a sociedade acerca de determinadas necessidades para inclusão plena. Autonomia, protagonismo e independência têm sido conceitos recorrentes; a campanha tem sido uma ferramenta para promoção de uma atitude de eminência para com a pessoa em situação de deficiência intelectual múltipla em diversos campos da vida”, divulgou o Instituto Apae Brasil.

Nas redes sociais da Feapaes-AM devem ser compartilhadas as atividades realizadas durante a semana e a programação completa.

Visita o site da APAEAM, o Instagram: @feapaes.a e o Facebook : FAPAES Amazonas

Pular para o conteúdo