CIDADANIADESTAQUE

Moradores do Cidadão Manauara 2 recebem serviços do plano social da Prefeitura de Manaus

O programa da Prefeitura de Manaus para habitação é o “Casa para Todos”, que prevê a construção de novos conjuntos habitacionais, além da oferta de lotes pequenos e urbanizados

Os beneficiários do residencial Cidadão Manauara 2, etapa B – programa habitacional da prefeitura de Manaus que será inaugurado pelo prefeito David Almeida e pelo presidente da República, Jair Bolsonaro, nesta quarta-feira, (18/8), vão participar de uma série de atividades do Plano de Trabalho Social (PTS) para realizar o sonho da casa própria com o melhor usufruto e uso do empreendimento.

A partir das 9h desta quinta-feira, (19/8), os 500 contemplados serão divididos em grupos, em suas respectivas quadras, sendo recebidos por equipes da Vice-presidência de Habitação e Assuntos Fundiários (Vpreshaf), órgão ligado ao Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb).

“Dentro de um plano social, os beneficiários têm recebido e terão durante um bom tempo acompanhamento neste novo projeto e caminho para suas vidas. A preocupação do prefeito David Almeida é entregar habitação de qualidade, dando não só dignidade, mas também garantindo suporte e apoio aos novos beneficiários”, afirmou o vice-presidente de Habitação, Renato Queiroz.

Suporte

A assessoria técnica da Vpreshaf vai promover, junto aos beneficiários, uma série de palestras, reuniões e encontros com assuntos que vão desde seus direitos e deveres como usuários do sistema habitacional, até informações sobre tarifas sociais; cadastros em programas sociais; organização comunitária e planejamento do orçamento familiar; racionalização de gastos com a nova moradia; capacitações para compor a gestão condominial, entre outros. As capacitações são oferecidas gratuitamente e fazem parte do plano de trabalho social do programa da Prefeitura de Manaus.

Os 500 futuros novos moradores da etapa B do residencial Cidadão Manauara 2 ainda receberão mais cursos e palestras de orientação até o fim do ano, além de serem acompanhados durante o processo de mudança, que ocorrerá após o suporte finalizado.

“Os beneficiários ainda vão fazer assembleia para eleição do síndico e conselho fiscal e receberão informações sobre manutenção preventiva da moradia, dos equipamentos coletivos e sistema de água, esgoto, coleta seletiva e de aquecimento solar”, explicou Renato Queiroz.

Os mutuários terão informações sobre segurança e prevenção de acidentes domésticos; acesso a tarifas sociais e para microcrédito produtivo e encontros sobre funcionamento dos espaços comuns, ressaltando normas de convivência e boas condutas, além de temas relacionados à higiene, saúde e doenças. Os moradores têm apoio da Vpreshaf para garantir orientação e suporte antes, durante e após a ocupação dos imóveis. Capacitações, cursos, oficinas e trabalho social ocupam a agenda das famílias do residencial.

Mais moradias

O prefeito David Almeida tem uma meta de construção de 5 mil unidades habitacionais de interesse social em diversos bairros da capital. Além da construção das unidades e do loteamento de terrenos, a gestão está trabalhando fortemente na regularização fundiária em bairros e ocupações consolidadas.

“O prefeito tem uma meta de construir 5 mil unidades habitacionais de interesse social e atuar intensamente na regularização fundiária, dando à população beneficiada a segurança jurídica para seus patrimônios. O Implurb está atendendo o plano do prefeito e atuando com segmentos privados e entidades da sociedade civil organizada”, explica o diretor-presidente do Implurb, engenheiro Carlos Valente.

O programa da Prefeitura de Manaus para habitação é o “Casa para Todos”, que prevê a construção de novos conjuntos habitacionais, além da oferta de lotes pequenos e urbanizados.

Manauara 2

Os moradores dos conjuntos residenciais Manauara são isentos de pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) por lei municipal, além do Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI).

Pular para o conteúdo