EDUCAÇÃO

Áreas Prioritárias: inscrições para programa da Fapeam seguem até 23 de agosto

Ação vai ai apoiar até 50 projetos de pesquisa e contribuir para o desenvolvimento científico, econômico, socioambiental no estado

Seguem abertas, até 23 de agosto, as inscrições para o Programa de Apoio à Ciência, Tecnologia e Inovação em Áreas Prioritárias Para o Estado do Amazonas (CT&I Áreas Prioritárias) do Governo do Amazonas, via Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam). A submissão de propostas deve ser feita on-line, por meio da plataforma SigFapeam, em www.fapeam.am.gov.br.

A ação, inédita no Amazonas, tem investimento de R$ 4.700.800,00, recurso oriundo do tesouro estadual, e vai apoiar até 50 projetos de pesquisa científica, tecnológica, inovação, ou de transferência tecnológica, em áreas prioritárias, contribuindo para o desenvolvimento científico, econômico, socioambiental no estado. 

Podem concorrer ao edital, pesquisadores doutores, residentes no Amazonas, vinculados em instituições de pesquisa, ensino superior, centro de pesquisa, públicos ou privados, com sede ou unidade permanente no Amazonas. Todos os critérios e requisitos estão especificados no edital, disponível no site da Fapeam. 

Áreas temáticas 

As propostas devem contemplar os seguintes temas: Biotecnologia; Cidades inteligentes: Biotecnologia; Cidades inteligentes: mobilidade urbana, gestão de tráfego ou segurança pública; Ciência de dados e big data voltados para a saúde, educação, direitos humanos e à segurança pública; Desenvolvimento humano, meio ambiente e sustentabilidade em comunidades com alto índice de vulnerabilidade econômica e social; Energias renováveis; Gestão da saúde e modelos de atendimento à atenção básica; Impactos das atividades de mineração em áreas urbanas; e Internet das Coisas.

Sobre o programa 

O Programa CT&I Áreas Estratégicas visa incentivar a integração de pesquisadores, bem como dos conhecimentos produzidos, buscando soluções aos desafios e problemas regionais e estadual, alinhados com Plano Plurianual do Governo do Estado do Amazonas (PPA 2020-2023). 

Para mais informações, os interessados podem conferir o edital completo pelo link: http://www.fapeam.am.gov.br/editais/edital-n-o-0102021-programa-de-apoio-ciencia-tecnologia-e-inovacao-em-areas-prioritarias-para-o-estado-do-amazonas-cti-areas-prioritarias/.

Pular para o conteúdo