DESTAQUESAÚDETURISMO

Vacinação, acende a perspectiva de retorno das atividades turísticas em Novo Airão

Localizada a cerca de 180 km de Manaus, município abriga os parques nacionais do Jaú e de Anavilhanas. No mutirão de vacinação contra covid-19 foram imunizadas pessoas com idade acima dos 25 anos

O mutirão de imunização Vacina Amazonas, realizado neste sábado (19/06), em Novo Airão, pelo Governo do Estado, em parceria com a prefeitura, encerrou as atividades com 1.102 pessoas vacinadas. A última pessoa a receber sua dose, a servidora pública Suziane Oliveira, comemorou o recebimento da primeira dose do imunizante contra covid-19 na expectativa de que a ação ajude na retomada das atividades turísticas no município.

Muito emocionada, Suziane agradeceu ao governo do Estado e toda a equipe empenhada em intensificar a vacinação.  “Nosso município é um município turístico, e a parte da vacinação é fundamental para que nossas atividades turísticas possam voltar o mais breve possível à normalidade”, comemorou a servidora, que foi a última pessoa vacinada, durante o mutirão de vacinação contra covid-19.

Novo Airão, município que abriga nada mais, nada menos, que dois dos principais parques nacionais da Amazônia: o Parque Nacional do Jaú e o Parque Nacional de Anavilhanas, hoje um destino facilmente alcançável em virtude da construção da ponte sobre o Rio Negro Phelippe Daou que eliminou o antigo sistema de balsas.

Além da expedição dos parques, no município há vários flutuantes onde é possível conhecer e interagir com os botos.

Em Novo Airão, a vacinação ocorreu das 8h às 17h, nas modalidades drive-thru e fixo, na praça Hugo Carlos Frederico (a praça dos Dinossauros), distribuídos em sete pontos de imunização. Na grande mobilização foram aplicados os imunizantes AstraZeneca e CoronaVac. Ao longo do dia, o governador abriu a vacinação para o público acima dos 25 anos.

Durante a visita à cidade de Novo Airão, o governador Wilson Lima, além de acompanhar a vacinação contra a Covid-19, inaugurou uma usina de oxigênio instalada no hospital geral do município; entregou cheques do Programa Crédito Solidário; 739 cestas básicas para pescadores que foram atingidos pela pandemia e pela cheia histórica que afeta o estado; kits escolares e fardamentos para 1.617 estudantes; e crédito aos feirantes do município.

Parque Nacional de Anavilhanas

Com mais de 400 ilhas, o Anavilhanas é o segundo maior arquipélago fluvial do mundo, perdendo a primeira colocação somente para seu vizinho, Barcelos, também localizado no Rio Negro. Durante a vazante do Rio Negro, no entorno das ilhas surgem belíssimas praias. Já durante a cheia, como ocorre atualmente, o nível das águas atinge a copa das árvores, tornando o passeio em meio a floresta inundada uma experiência única.

Parque Nacional do Jaú

Logo após Anavilhanas, está localizado o Parque Nacional do Jaú, com uma área maior que o estado do Sergipe, considerado o segundo maior parque de todo o Brasil e declarado pela Unesco como um patrimônio natural da humanidade.

Na viagem até o parque, o visitante contempla belezas naturais impressionantes, como a belíssima Praia da Velha, as corredeiras do Rio Carabiani, as cachoeiras do Igarapé Preto com suas piscinas naturais de águas vermelhas. Já no final do dia, a natureza oferece um espetáculo da revoada de pássaros e um pôr-do-sol refletido na imensidão aquática.

Flutuante com botos

O flutuante da Dona Marilda já está conhecido como ponto turístico de Novo Airão. A senhora começou alimentando os botos como passatempo, e até hoje eles voltam para interagir com os turistas.

Pular para o conteúdo