DESTAQUEMANAUS

Após repiquete, Rio Negro chega a 30,02 metros e alcança nova marca histórica

 As autoridades tem trabalhado todos os dias para minimizar os danos causados pelo fenômeno natural na região

Nesta quarta-feira, (16/06), o Rio Negro teve o processo de repiquete, subindo três centímetros após ter uma vazante na última segunda-feira. A nova marca histórica chegou a 30,02 metros, sendo a maior cheia dos últimos 119 anos.

Em Manaus, foram construídos 10 mil metros de pontes e passarelas em 20 bairros da capital Amazonense, segundo informações da Defesa Civil.

Em diversos pontos, a circulação de pessoas ocorre somente por meio de passarelas. O centro histórico registra vários pontos de alagamento. A Praça do Relógio e o prédio da Alfândega estão entre os locais mais atingidos.

A água do rio Negro também invadiu o local onde funcionava a mais tradicional feira da capital, a Manaus Moderna. Como isso, os feirantes foram transferidos para uma balsa. Comerciantes relatam prejuízos. Lojistas tiveram os estabelecimentos alagados, mesmo com as contenções para impedir a entrada da água.

A previsão do Serviço Geológico do Brasil (CPRM) era que o rio chegasse à cota máxima de 30 metros A expectativa é que, agora, o nível do rio comece abaixar. De acordo com o órgão, abaixo dos 27 metros o nível do rio é considerado patamar normal para a cheia.

Pular para o conteúdo