SEGURANÇA

Registro de furtos de animais domésticos aumenta mais de 40% em 2020

O delegado ressalta a importância de adicionar um minirrastreador GPS em coleiras ou acessórios utilizados pelos bichos. Já os donos devem prestar atenção aos locais e horários dos passeios nas ruas.

Manaus apresentou aumento de 46,4% no registro de furtos de animais domésticos ou silvestres no ano de 2020. Os dados estatísticos são da Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM). De acordo com o levantamento, 41 animais foram furtados ou roubados em 2020. Já em 2019, foram registrados 28 delitos desta natureza.

No ano passado, a maioria absoluta das espécies furtadas foi canina. Vinte e seis cachorros de diferentes raças, o que representa 65% do total de animais subtraídos, foram furtados ao longo dos doze meses de 2020. Entre os bichos retirados do vínculo com seus tutores também estão gatos, bois, um coelho e uma vaca.

Para evitar que os tutores dos animais sejam vítimas desses tipos de crimes, o delegado Herbert Lopes, titular da Delegacia Especializada do Meio Ambiente (Dema), da Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), recomenda uma série de cuidados e ressalta dicas necessárias para impedir que novos casos de roubos e furtos ocorram.

“Cuidado para não deixar a residência exposta, com portas ou portões abertos. Colocar grades de proteção nas janelas e varandas com o intuito de evitar que o animal saia da residência ou, de qualquer forma, facilite a entrada de possíveis autores no local onde se encontra o animal”, disse.

Além disso, o delegado ressalta a importância de adicionar um minirrastreador GPS em coleiras ou acessórios utilizados pelos bichos. Já os donos devem prestar atenção aos locais e horários dos passeios nas ruas.

Castrar machos e fêmeas para neutralizar possíveis interesses de infratores em subtraí-los para procriação e venda de filhotes, sobretudo de raças de maior custo, é uma medida que também deve ser considerada.

Alerta – O titular da Dema ressalta os perigos da superexposição dos animais na internet realizada por seus tutores.

“Qualquer exposição excessiva em redes sociais, seja ou não relacionada a animais, pode incentivar ou facilitar crimes. No caso dos animais domésticos, é possível que o autor consiga observar a rotina dos donos e seus animais, bem como verificar as fragilidades, em termos de segurança do local onde o animal fica”, narra Herbert Lopes.

Nos casos em que o roubo ou furto já foi praticado, o procedimento imediato é o registro do Boletim de Ocorrência no site da Delegacia Interativa, através do endereço eletrônico www.delegaciainterativa.am.gov.br.

Adoção responsável – Adotar animais de estimação é um ato de amor, mas também de muita responsabilidade. Ter um mascote em casa exige muitos cuidados. Entre os fatores que devem ser considerados estão o espaço disponível da casa ou apartamento, o orçamento da família, além de questões relacionadas à higiene e alimentação.

No caso da dieta, é obrigação do dono oferecer uma alimentação balanceada para o crescimento e fortalecimento da saúde do pet. Ter disponibilidade de tempo para passeios e convivência também é um item essencial.


Castrar cães e gatos, quando possível, é uma recomendação comum dos médicos veterinários, pois assim evita doenças e aumenta a expectativa de vida dos caninos e felinos.

Números de roubos e furtos de animais domésticos ou silvestres

2019: 28

2020: 41

Dados: SSP-AM

Pular para o conteúdo