CULTURA

Projeto “Corpobjeto” realizará oficinas artísticas no mês de abril sobre a relação do indígena com os objetos

Os participantes terão direito a certificado e, ao final, do projeto será divulgado um vídeo com o resultado das oficinas

O projeto “Corpobjeto”, que propõe o estudo e relação do indígena com o objeto, realizará oficinas de teatro e dança no mês de abril. Contemplado com a Lei Aldir Blanc, através do Prêmio Feliciano Lana, da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, a iniciativa também contará com transmissões ao vivo (lives) de lideranças indígenas para debater o tema de estudo do projeto. As vagas para as oficinas são limitadas e a inscrição pode ser realizada pelo WhatsApp, por meio do link: https://bit.ly/corpobjeto1.

A oficina de teatro “Objeto e Fala”, que acontecerá nos dias 9 e 16 de abril, às 19h, on-line, será ministrada pela atriz e performer Joce Mendes. Já a de dança, “Corpo e Objeto”, ministrada pela arte educadora e bailarina Mara Pacheco, proponente do projeto, será realizada nos dias 10 e 17 de abril, de forma presencial, das 15h às 17h, no Espaço Cultural Uatê”

“Na oficina de teatro, serão trabalhados textos dentro da cultura indígena criados durante esse processo observatório do estudo de Mara. Já a de dança vai trabalhar diretamente com os objetos em um processo de criação artística. A de dança tem poucas vagas para que possamos seguir as recomendações de prevenção contra a Covid-19”, explica Magno Fre`sil, produtor do projeto. “O ‘Corpobjeto’ estuda a significação dos objetos para os indígenas, que os veem como parte do seu próprio corpo, e essas oficinas querem levar isso aos participantes”.

Para as lives, participarão os líderes indígenas Agnilson Ticuna e o líder indígena Abraao Naqua Maiuruna, com a participação de Iura Marubi, nos dias 26 e 27 de março, às 18h, no Instagram (@espacoculturaluate). “Os líderes indígenas vão levar ao público o debate sobre os objetos indígenas e o que eles significam para suas respectivas etnias, no caso a Ticuna e a Maiuruna”, ressalta Magno. 

Os participantes terão direito a certificado e, ao final, do projeto será divulgado um vídeo com o resultado das oficinas. 

Pular para o conteúdo